Home > Notícias

Versão do EeePC com processador Atom deve ser lançada em junho

Segunda geração do notebook ultraportátil da Asus chegará ao mercado mundial com a nova plataforma móvel da Intel.

IDG News Service/Taipé

21/04/2008 às 21h17

Foto:

A Asustek planeja lançar uma versão do seu Eee PC com a plataforma Atom, da Intel, durante a Computex, que acontece em Taipé em junho, afirmou Jerry Shen, CEO da companhia, na segunda-feira (21/04).

Atom é o nome de uma plataforma desenvolvida pela Intel para laptops ultraportáteis, chamados de Mobile Internet Devices (MIDs) pela companhia.

> Confira fotos do Eee PC original
> Veja o teste do Eee PC

O processador é pequeno, com menos de 25 milímetros quadrados, tem preços baixos e roda consumindo entre 0,6 wats e 2,5 watts de energia, segundo a Intel.

O novo modelo de Eee PC poderá ser o ultraportátil do setor com maior sucesso comercial até agora. Desde seu lançamento no final de 2007, a Asustek vendeu mais de um milhão de aparelhos, disse a companhia.

"O (Eee PC) abriu realmente uma nova categoria de produtos", afirmou Sean Maloney, vice-presidente executivo da Intel, durante uma cerimônia promovida pela empresa em Taipé.

Já existem mais de 25 ultraportáteis de baixo custo em desenvolvimento com o Atom, de acordo com a Intel.

A taiwanesa ECS já revelou planos de lançar um laptop de baixo custo, chamado G10IL, também usando o Atom. A Acer afirmou que terá notebooks com a plataforma até o final do ano, assim como as fabricantes Microstar e Gigabyte.
++++
Ainda que tais laptops sejam focados em países em desenvolvimento, os gadgets podem ser um sucesso em áreas mais avançadas economicamente. A Europa é responsável por cerca de 40% dos Eee PCs vendidos e esta cifra deverá crescer para cerca de metade das unidades até o final do ano, afirmou Shen.

Após ser lançado oficialmente na Ásia e Europa na semana passada, o Eee PC 900 chegará ao mercado brasileiro em maio custando 1.590 reais, com uma "provável" versão com Windows, segundo a Asus Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail