Home > Notícias

Versão do Opera para celulares com Windows Mobile inclui widgets

Beta do novo navegador Mobile 9.5, da Opera, já pode ser baixado com widgets para celulares que têm o sistema da Microsoft.

IDG News Service/Suécia

20/10/2008 às 11h19

Foto:

A Opera adicionou suporte a widgets na última versão beta de seu browser Mobile 9.5. O lançamento marca o segundo beta do Opera Mobile 9.5 para Windows Mobile e o primeiro para celulares baseados em UIQ, da Symbian, anunciou a empresa nesta segunda-feira (20/10).

Os Opera Widgets são pequenos programas gratuitos que adicionam funcionalidades extras ao navegador. Os widgets da Opera podem, por exemplo, permitir acesso a conteúdo na web em apenas um clique.

Vários widgets Opera vêm pré-instalados no beta, incluindo alguns para o Twitter, lista de compras e informações meteorológicas. A Opera oferece mais widgets para download em seu site.

A operadora T-Mobile tornará o Opera Mobile com Widgets disponível até o final do ano para assinantes de seu serviço de internet móvel chamado web'n'walk.

A Opera também espera despertar o interesse de desenvolvedores em criar gadgets lançando um concurso para que eles criem widgets que podem ser usados em telefones móveis, bem como em computadores com Windows ou Mac.

Os trabalhos serão julgados sob os critérios de qualidade do código, utilidade em celulares e desktops e se mantêm os usuários ocupados. O ganhador levará um prêmio de 5 mil dólares.

Além de suporte para widgets, a Opera disse que esta nova versão de teste carrega páginas da web mais rápido.

Tanto o Mobile 9.5 com Opera Widgets quando o kit de desenvolvimento de softwares widgets pode ser baixados do site de downloads da Opera.

Ainda não há data oficial para a versão final do navegador. De acordo com a porta-voz da Opera Julie Sajnani, o novo beta não vem com data de expiração.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail