Home > Notícias

Versão do Windows para tablets pode ser anunciada na CES

Sistema rodaria em processadores ARM, otimizados para dispositivos portáteis de baixo consumo de energia

IDG News Service

22/12/2010 às 16h36

Foto:

A Microsoft deve anunciar uma versão para tablet do seu sistema operacional Windows durante a Consumer Electronics Show (CES), de acordo com a Bloomberg e o Wall Street Journal. O evento de tecnologia será realizado entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2011, em Las Vegas, nos EUA. A nova versão do sistema operacional seria executada em processadores da fabricante de chips ARM.

A Microsoft já tem um sistema operacional que roda em chips ARM, o Windows CE. Em junho, a empresa de software disse que planeja lançar a próxima versão do sistema operacional, chamada Windows Embedded Compact 7, no início de 2011.

Os rumores não detalham se a nova versão do Windows seria baseada no Windows Embedded Compact, no Windows 7 ou se a partir de uma base de código inteiramente nova. A Microsoft não comentou o assunto.

Em julho passado, a Microsoft assinou um acordo de licenciamento com a ARM que permite a ela conceber os seus próprios chips ARM, assim como a Apple projetou o chip para o iPad.

A Microsoft tem sido criticada por não avançar sobre o crescente mercado de tablets, agora dominado pela Apple. A consultoria Gartner estimou que devam ser comercializados 54,8 milhões de tablets em 2011.

Os chips ARM consumem relativamente pouca energia, e por isso são ideais para dispositivos portáteis, como os tablets. A Apple utiliza chips ARM no iPad, assim como várias fabricantes de smartphones.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail