Home > Notícias

Versão final do Skype 5.0 chega ao Mac OS X

Software tem nova interface e integração ao Address Book; recurso de videoconferência para até 10 pessoas, que era gratuito na fase beta, agora custa US$ 9 por mês

Redação da Macworld Brasil

27/01/2011 às 15h56

Foto:

A versão final do Skype 5.0 para computares Mac já está disponível, levando aos computadores da Apple a maior parte dos recursos da versão para PC. O software pode ser baixado gratuitamente no site oficial do produto.

Esst versão já estava em fase de testes desde novembro do ano passado. A primeira grande mudança na versão 5.0 para Mac é a interface, totalmente diferente da versão anterior, e muito mais próxima daquela encontrada no computadores com Windows , que chegou na versão 5.0 no meio de outubro. O Mac se livrou da aparência de lista de contatos pequena e apertada – uma marca em todo aplicativo de chat no mercado – para ficar mais parecido com um cliente de e-mail.

>> Leia também: comparativo - novo Skype para iPhone vs. FaceTime

Uma barra à esquerda contém os contatos, grupos e uma lista “Recent”, a qual exibe as pessoas com as quais o usuário mais se corresponde. Pela primeira vez, o Skype 5.0 permite uma integração completa com o Address Book do Mac OS X, a partir das configurações do programa.  Isso significa que o usuário finalmente pode ligar e enviar SMS ou mensagens instantâneas sem ter que primeiro passar por todo o processo de adicionar as pessoas aos contatos do Skype. Caso não queira manter a "janelona" do Skype visível, é possível abrir o Contact Monitor, que oferece uma janela compacta que pode ser colocada em um dos cantos da tela.

Videoconferência
O GVC foi gratuito durante a fase de testes, mas passou a ser um recurso pago a partir do dia 6/1. Os primeiros sete dias de uso são gratuitos; após esse período, o usuário pode optar por comprar um passe diário por 4,99 dólares ou assinar o serviço mensal, por uma taxa de 8,99 dólares. A ferramenta mais significativa do Skype 5 é o Group
Video Calling (GVC).

Esse recurso para videoconferências é parecido com o iChat, entretanto, ele consegue suportar até dez pessoas em uma mesma conversa (isso requer que os participantes tenham uma banda larga com velocidade mínima de 2 Mbps para download e, surpreendentemente, somente 128 kbps para upload).

O Skype 5.0 requer Mac OS X 10.5.8 (Leopard) ou superior e pode ser baixado gratuitamente aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail