Home > Notícias

Versão final faz IE 8 aumentar sua presença no mercado de browsers

Participação de mercado do IE 8 atingiu 1,63% na quinta-feira (20/03) - alta de 21% sobre a média diária do IE em março (1,35%).

Redação do Computerworld / EUA

20/03/2009 às 18h22

Foto:

O Internet Explorer 8 ganhou um pouco de fôlego em sua participação de mercado na quinta-feira (19/03) após o lançamento da versão final do browser, de acordo com a análise da Net Applications.

A participação de mercado do IE 8 atingiu 1,63% na noite de quinta-feira - quando a Microsoft apresentou o novo browser para download - o que representa uma alta de 21% sobre a média diária de participação do IE em março (1,35%), até quarta-feira (18/03). A Net Applications publicou em seu site os números da participação do IE 8 por hora.

Leia também: 
> Quem é mais rápido: IE 8 ou Firefox 3?
> Internet Explorer ainda domina o mercado corporativo
> IE 8: destaques ficam com segurança e desempenho
> Sete novidades do IE8
> Faça download do Internet Explorer 8
> Galeria: veja como foi a evolução do Internet Explorer

A participação do browser voltou a subir nesta sexta-feira (20/03) para uma média de 1,75% (até as 15 horas no horário de Brasília) elevando a participação média diária do IE a um aumento de 30%.

O aumento poderia ter sido maior se a empresa investisse mais na divulgação do novo browsers, avalia Vince Vizzacaro, vice-presidente executivo de marketing da Net Applications. "Fiquei um pouco surpreso por não ter visto um aviso com antecedência e nenhuma iniciativa de marketing da Microsoft. No mínimo devia ter havido algo para os usuários do IE saltando [na tela] e dizendo 'há um browser atualizado disponível... faça o download.'"

A participação de mercado do IE 8 ficou acima da marca de 1% pela primeira vez em fevereiro, após o lançamento da versão RC 1 (Recelease Candidate) em janeiro. No mês passado, o IE 8 registrou 1,2% de participação no mercado de navegadores, segundo a Net Applications.

Fazendo um comparativo, o Google Chrome, lançado em setembro do ano passado, registrou 1,15% de participação de mercado, enquanto o Firefox, da Mozilla, ficou com 21,77% do segmento.

Na avaliação de Vizzaccaro, o browser do Google teve uma rápida adesão inicial, mas não decolou desde então, tendo uma abordagem pouco agressiva pelo Google. Por outro lado, a Mozilla fez barulho para lançar o Firefox 3.0, promovendo um dia especial de download, festas e registrando o primeira recorde na área de downloads.

"A Microsoft está fazendo a mesma coisa que fez com seus browsers no passado, mas isso não funcionou para o Chrome", analisou Vizzaccaro. "Eu seria muito mais otimista [a respeito das chances do IE 8] se tivesse um grande anúncio disponível para o público."

Atualmente, o Internet Explorer lidera o mercado de browsers com 67,5% de participação, de acordo com a Net Applications, que coleta os dados com base nos browsers usados para a visitação de 40 mil sites. Cerca de três em cada quarto usuários do IE rodam a versão do IE 7.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail