Home > Notícias

Versão “moderna” do Firefox para o Windows 8 é adiada para Março

Nova interface estava programada para o Firefox 27, em Janeiro, mas agora só será lançada seis semanas depois, como parte do Firefox 28.

Jared Newman, PCWorld EUA

03/01/2014 às 11h18

Foto:

Usuários do Firefox terão de esperar mais alguns meses antes de poder usar uma versão do navegador adaptada para telas de toque e a "interface moderna" (antigamente conhecida como Metro) do Windows 8. Originalmente programada para 21 de Janeiro, como parte do Firefox 27, a nova interface foi postergada para o Firefox 28, um atraso de seis semanas. 

A Mozilla vem trabalhando em uma "interface moderna" para seu navegador há quase dois anos, e até mesmo lançou versões experimentais como parte das "nightly builds", versões compiladas toda noite contendo os frutos do trabalho do dia, criadas para facilitar os testes de recursos ainda em desenvolvimento.

Mas o progresso tem sido lento, e no último trimestre de 2013 a organização sequer estava certa de que iria lançar a nova interface. "Se a Metro Preview Release irá ou não migrar do canal Aurora (em desenvolvimento) para os canais Beta (em testes) e Release (lançamento) é algo que ainda será determinado", disse a Mozilla segundo as notas de uma reunião de planejamento em Setembro. Por enquanto a organização espera lançar um beta da nova interface em 4 de Fevereiro, e uma versão estável, disponível ao grande público, em 18 de Março.

Por enquanto os usuários de tablets com o Windows 8 não tem boas alternativas ao Internet Explorer. O IE11 é um bom navegador, especialmente após as melhorias introduzidas pela Microsoft no Windows 8.1, mas é sempre bom ter escolhas, e o recurso de sincronização de favoritos no Firefox é algo muito útil para quem já usa o navegador no Android, em um Mac ou um PC com uma versão mais antiga do Windows.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail