Home > Dicas

Vídeo: app para iPhone descobre nome de música em menos de 5 segundos

Nova versão do Shazam permite identificar nome de faixas a partir de trechos de músicas; software também fornece informações como artista e álbum

Cauê Fabiano e William Marchiori, Macworld Brasil

04/04/2012 às 20h10

Foto:

Todos nós já passamos por aquela angústia de gostar muito de uma música que ouvimos na rádio, na balada ou em um vídeo na Internet, mas não ter a menor ideia de quem é o autor ou banda por trás dela. Alguns até arriscam soltar o famoso comentário “que música é essa?” ou ter que esperar o comercial na estação para finalmente saber o artista. Porém esse problema pode finalmente acabar, e em menos de 5 segundos. 

É o Shazam, um aplicativo para iPhone que consegue identificar músicas a partir de trechos gravados com o celular, e mostrar dados sobre o artista no próprio aparelho. O app já existia a certo tempo, porém recebeu uma atualização este mês que diminui ainda mais o tempo necessário para identificação da faixa, que antes era de 30 segundos. 

Ao enviar as gravações para um servidor (é preciso estar conectado a uma rede Wi-Fi ou 3G), o app é capaz de mostrar o intérprete, o nome da faixa e o álbum. O repertório do Shazam é bem diversificado, e não falhou em nenhum de nossos testes - identificou músicas de bandas mais conhecidas como Guns ‘n Roses, Foo Fighters, Megadeth e até nomes menos conhecidos do grande público como Melvins e Neurosis. A partir dos resultados, você pode comprar as faixas na iTunes Store (desde que elas estejam disponíveis), compartilhar em redes sociais, ver vídeos no YouTube, entre outras opções. 

Uma boa notícia é que agora a versão gratuita do app não possui limite de tags, e sua única diferença para a versão paga são alguns extras. Veja no vídeo abaixo mais algumas funções desse aplicativo. 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail