Home > Dicas

Vídeo: como ativar gestos multitarefa no iPad com o iOS 4.3.1

A versão atual do sistema esconde gestos de quatro ou cinco dedos para navegar entre os aplicativos ou fechá-los; nenhum hack é preciso para ativar o recurso

William Marchiori, para a Macworld Brasil

25/03/2011 às 12h46

Foto:

Desde as primeiras versões para desenvolvedores do iOS 4.3, a Apple vem testando uma nova forma de controlar a interface do sistema no iPad com gestos multitarefa. São quatro gestos para quatro dedos - ir para o próximo aplicativo ou voltar ao anterior e abrir a barra do multitarefa - e um gesto para cinco dedos - fechar o aplicativo. Eles se baseiam na lista de aplicativos que estão "rodando"em segundo plano. O interessante é que, com essas funções, você pode até mesmo aposentar o botão Home.

Ativando a função
Não é preciso jailbreak ou hack. Você só precisa de um aplicativo da Mac App Store (Mac OS X 10.6.6 ou superior), o Xcode 4.0 - é importante que seja essa versão para garantir a compatibilidade com o iOS 4.3.1. Esse software é uma ferramenta completa de desenvolvimento para o iOS e custa 5 dólares. O Xcode pesa cerca de 4 GB. Não se assuste, é isso mesmo: quatro gigabytes. Por ser uma ferramenta completa de desenvolvimento para o iOS, ele conta com uma biblioteca gigantesca.

O processo é extremamente simples. Veja como ativar no vídeo abaixo:

 

Métodos alternativos

Se você está preso ao Windows, há duas formas de ativar os gestos multitarefa no iPad sem o Xcode.

A primeira delas é com o jailbreak: as ferramentas Pwnage Tool e sn0wbreeze oferecem uma opção para habilitar o recurso. Saiba mais sobre jailbreak no Blog do Jailbreak.

 

A segunda é uma "gambiarra", que consiste em editar um arquivo de backup do iPad salvo pelo iTunes e alterar uma linha de comando que habilita ou desabilita os gestos multitarefa. Veja como fazer aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail