Home > Notícias

Lion: Confira os novos recursos Mission Control e Launchpad

O Exposé e o Spaces foram combinados em um nova área e uma nova tela lista todos os aplicastivos, em estilo iOS; saiba mais em nosso vídeo

William Marchiori, para a Macworld Brasil

11/07/2011 às 11h46

Foto:

O Mac OS X Lion deve ser lançado ainda nesta semana. Uma das principais mudanças nesta versão do sistema são os novos recursos de interface, como o Mission Control e o Launchpad.

O Exposé e o Spaces foram eliminados e agora coexistem em uma nova função: a Mission Control. Em uma única tela, ela mostra todos os aplicativos que estão abertos e, em cima, uma lista com a Dashboard, áreas de trabalho abertas e aplicativos que rodam em tela cheia. Nesta tela, é possível criar  áreas de trabalho ou removê-las, além de distribuir os aplicativos entre as diferentes áreas de trabalho para organização.

Aplicativos nativos, como iTunes, Safari e Photo Booth, já têm suporte ao recurso de tela cheia. Quando um aplicativo está nesse modo, ele ocupa um único espaço e se comporta como uma área de trabalho separada dos demais aplicativos.

O Mission Control pode ser ativado de diversas formas: atalhos no teclado, duplo toque com dois dedos no Magic Mouse ou gestos no trackpad. O usuário também pode escolher um dos cantos da tela para ativar o recurso.

Outra novidade é o Launchpad - uma tela que lista todos os seus aplicativos no estilo iOS. Imagine a Tela de Início do iPad ou do iPhone, incluindo pastas com nomes personalizados. Por meio dele também é possível apagar rapidamente aplicativos que foram baixados na Mac App Store, de forma idêntica ao iOS. Ele pode ser ativado por meio de um ícone na Dock, atalho no teclado ou um dos cantos da tela, a gosto do usuário.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail