Home > Notícias

“Vídeo de Bin Laden morto” infecta PC com vírus, alerta o FBI

Mensagem falsa, que circula em redes sociais e e-mails, inclui programa nocivo que rouba dados como números de cartões de crédito e senhas.

IDG News Service

04/05/2011 às 7h53

Foto:

O FBI (Federal Bureau of Investigation), agência norte-americana de investigação, divulgou um alerta para os usuários de computadores sobre o uso de mensagens que prometem fotos e vídeos do terrorista Osama Bin Laden morto para disseminar um programa espião. A praga virtual pode roubar dados como números de cartão de crédito e senhas.

O comunicado confirma o alerta feito por empresas de segurança nesta terça (3/5), que já encontraram amostras de programas nocivos que usam a imagem de Bin Laden. A F-Secure, por exemplo, afirma que os criminosos estão utilizando um programa conhecido como Banload (cavalo de Troia para roubo de senhas bancárias) em seus ataques.  Ele é  disseminado via e-mail, sites ou redes sociais, como o Facebook.

Outra técnica utilizada pelos crackers (criminosos da Internet) é o chamado envenenamento de mecanismo de busca. A estratégia consiste em utilizar ferramentas como o Google para direcionar os internautas para páginas adulteradas e cheias de programas nocivos.

Apesar de terem fotos do líder da Al Qaeda, que foi morto a tiros na segunda (2/5) durante um ataque no Paquistão, as autoridades norte-americanas não têm divulgado essas imagens.

binladenfacebook

Falso vídeo do terrorista morto é isco no Facebook

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail