Home > Notícias

Vídeo: Google Assistant mostra suas habilidades de tradutor e intérprete

Testamos o novo recurso de tradução por voz do assistente virtual da Google que será capaz de entender, falar e traduzir 27 línguas, inclusive português

Martyn Williams, da TechHive

08/01/2019 às 20h31

Foto: Martyn Williams/TechHive

Em breve, o Google Assistant vai trabalhar como tradutor e intérprete, mediando conversas de voz em linguagem natural entre pessoas de diferentes nacionalidades. O novo recurso estará disponível dentro de algumas semanas, habilitado para 27 línguas, inclusive português. Tivemos a chance de testar o recurso durante do CES 2019, em Las Vegas. Confira:

Você ativa o modo de interpretação e tradução do Google Assistant em um dispositivo simplesmente dizendo "Hei Google, seja meu tradutor de francês", por exemplo. No meu caso, o teste foi em um café que a Google montou na feira para demonstrar as habilidades do assistente digital, que estava ativado em um smart display Google HomeHub no balcão do café.

"Gostaria de um macaroon, por favor,", eu disse (em inglês). E o dispositivo traduziu meu pedido dizendo em voz alta “Je voudrais du macaron s’il vous plait”. O que bastou para que o confeiteiro francês do outro lado do balcão me desse um macaroon de chocolate.

O macaroon estava tão bom quanto a excelente qualidade da tradução. O recurso será incrivelmente útil para o turismo, viagens de negócios ou outras situações de encontro com pessoas que não falam a mesma língua que a sua. A empresa já começou a testar o recurso na recepção de três hotéis: Caesars Palace em Las Vegas, o Hyatt, em San Francisco e o Dream Downtown em Nova Iorque.

Para criar a funcionalidade, a Google desenvolveu um novo modelo de machine learning que inicia reconhecendo uma das duas línguas que vão ser faladas, diz Behshad Behzadi, um engenheiro do escritório da Google em Zurique que trabalha com o Assistant. Isso torna o processo de interpretar duas línguas muito simples. Até hoje, para usar o Google para entender uma língua era necessário definir as linguagens antes e apertar um botão entre cada sentença.

O novo recurso será usado apenas no Google Assistant e não deverá substituir o Google Translate. Um dos usos decorrentes do recurso é ajudar a aprender uma nova língua. "Testei isso com meu sobrinho", diz Behzadi.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail