Home > Notícias

Vídeo mostra “Cortana”, a assistente pessoal do Windows Phone 8.1

Ferramenta acessa sua agenda, emails e localização para oferecer resultados personalizados para suas buscas e auxiliá-lo no dia-a-dia, como a Siri da Apple ou Google Now da Google.

Brad Chacos, PCWorld EUA

05/03/2014 às 13h23

Foto:

Um vídeo com pouco mais de dois minutos de duração que mostra a configuração inicial de “Cortana”, a assistente pessoal que será inclusa no Windows Phone 8.1, surgiu na internet nesta semana.

O vídeo foi publicado pelo site Unleash the Phones, que anteriormente divulgou um outro clipe mostrando a Central de Notificações que também será inclusa no Windows Phone 8.1.

Leia também
Veja tudo o que já sabemos sobre o Windows Phone 8.1

Depois de perguntar como você gostaria de ser chamado, Cortana faz uma série de perguntas para “lhe conhecer melhor”, como “Quais são as duas coisas mais agradáveis na noite no seu dia-a-dia?” e “Quando você pensa em comida, o que é atualmente mais importante para você?”. Elas confirmam o papel de Cortana como um assistente pessoal fortemente baseado em contexto, de forma similar ao Google Now, embora as referências em primeira pessoa definitivamente lembrem a Siri, da Apple.

Além das perguntas, Cortana pede permissão para acessar sua localização, contatos, comandos de voz, e-mail e mensagens de texto, histórico de navegação e busca, detalhes do calendário e mais, como esperado de um assistente com recursos similares ao Google Now. Afinal de contas, Cortana não pode lhe lembrar de compromissos e tarefas se não souber deles.

cortana_configura-580px.jpg
A tela de configurações de Cortana

Cortana deve substituir completamente a busca com o Bing no Windows Phone 8.1, embora ainda seja alimentada por dados do Bing, Foursquare e possivelmente outros serviços. O vídeo revela que será necessário fazer login com uma conta da Microsoft para usar a assistente.

Devemos ouvir muito mais sobre Cortana, a Central de Notificações e o Windows Phone 8.1 durante a conferência para desenvolvedores Build, da Microsoft, em Abril.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail