Home > Notícias

Videogames: empresa prepara sistema de controle com os olhos

Aparelho da Waterloo Labs poderá ser o primeiro a não necessitar que o usuário se movimente para interagir com jogo.

IDG News Service

23/08/2010 às 12h01

Foto:

Com o Sony Plastation Move e o Microsoft Kinect para o Xbox 360 sendo preparados para chegar ao mercado no segundo semestre, a disputa entre os controles para videogame parece cada vez maior. 

Mas contrariando estes modelos que exigem que o usuário levante e se movimente para interagir com o jogo, a companhia norte-americana Waterloo Labs está preparando uma forma de controlar games usando apenas os olhos. Inicialmente, o Super Mario Bros 2 para o NES, da Nintendo.

Para realizar este feito, foi utilizada uma técnica de leitura da posição dos olhos, conhecida como eletrooculografia (EOG) e uma placa receptora.

A premissa é realmente muito simples. O olho é polarizado, por causa da alta concentração de neurônios na retina. Assim, o olho humano cria um campo elétrico que se move de acordo a posição. Por isso, eletrodos grudados no rosto podem captar e transmitir os sinais emitidos para uma placa receptora. 

Se você acha que soa bastante simples, a empresa detalha todos os equipamentos utilizados e o design no site National Instrument.

A Waterloo Labs é um projeto da empresa de tecnologia National Instruments, localizada em Austin. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail