Home > Notícias

Videolog oficializa V3, 3ª versão do serviço brasileiro de vídeos online

Serviços traz melhoria no codec para vídeos em alta definição, aproximação com rede social e futuro suporte a celulares.

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

27/03/2008 às 18h25

Foto:

O serviço brasileiro de vídeos Videolog inaugurou nesta quinta-feira (27/03) sua versão V3, terceira desde que foi lançado oficialmente em julho de 2004.

O Videolog V3 traz como novidade principal o codec de compactação de vídeos em alta definição, que baixa pela metade a exigência de velocidade da conexão em banda larga para a exibição da obra sem engasgo, relata Ariel Alexandre, fundador do Videolog junto a Edson Mackenzie.

Usuários que pretendem publicar conteúdo em alta definição também poderão se cadastrar no serviço a partir do V3 - por questão de proteção a direitos autorais, o Videolog exige a inscrição de produtos de vídeo em alta definição.

O V3 também aprofunda a transformação do serviço em rede social, acrescentando aos já existentes perfis de usuários comunidades baseadas em gosto.

Vídeos oferecidos também poderão ganhar a licença Creative Commons a partir da interface de publicação, primeiro passo para que o Videolog comece a oferecer o download das obras, na segunda fase do V3, a ser iniciada em maio.

As fases de desenvolvimento do V3, que deverão avançar pelo segundo semestre, contemplam ainda a divulgação da API do produto, lançada para o público na Campus Party Brasil, nas linguagens PHP e Java, e a adaptação dos vídeos para celulares, tanto no popular formato 3gp como no H.264, usado pelo iPhone.

O Videolog V3 terá também versões em inglês e espanhol até o meio do ano, promete Alexandre, aprofundando o investimento do serviço no mercado internacional, iniciado em 2007 com sua versão argentina.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail