Home > Notícias

Vídeos do YouTube terão serviço de legenda automática em tempo real

Tecnologia de reconhecimento de voz desenvolvida pelo Google converte inglês falado em texto, que pode ser lido em 51 línguas

Redação do IDG Now!

19/11/2009 às 16h33

Foto:

O Google anunciou hoje (19/11) uma tecnologia que irá criar legendas para vídeos do YouTube, de forma automática. A tecnologia chamada Automatic Speech Recognition (ASR) pode inserir legendas apenas em vídeos com áudio em inglês, mas a língua das legendas pode ser escolhida entre 51 opções.

Além da legenda automática, o Google lançou um serviço de timing automático de legendas, ou autotiming. Com ele, basta que o usuário crie um arquivo texto (em inglês) com as legendas - o YouTube se encarregará de sincronizá-las com as falas reais.

Uma das razões que levaram ao desenvolvimento do recurso é levar os vídeos do YouTube a deficientes auditivos. Segundo o blog da empresa, um dos engenheiros de software que trabalharam no projeto foi Ken Harrenstien, ele mesmo deficiente auditivo. Harrestien participou do lançamento oficial na capital Washington (EUA).

Segundo a empresa, o novo recurso estará disponível ainda esta semana. A empresa espera que os usuários forneçam retorno sobre suas experiências, para que o serviço seja melhorado continuamente. "Mesmo com falhas, acredito que a adição de legendamento automático é um grande avanço", disse o engenheiro, no blog do Google.

Para o lançamento incial, apenas alguns canais de parceiros terão o recurso. A lista de canais inclui PBS, National Geographic, Demand Media e os de algumas universidades como Berkeley, Stanford, MIT, Columbia e Yale.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail