Home > Dicas

Violência no Rio: use o celular para ver as imagens de câmeras espalhadas pela cidade

Apontador Trânsito, Aplicativo para iPhone, Android, BlackBerry e Windows Mobile, mostra a situação dos principais corredores do RJ; Twitter dá dicas de trânsito

Daniel dos Santos, Now! Digital

26/11/2010 às 17h05

Foto:

Você mora no Rio de Janeiro e precisa se deslocar pelas principais vias da cidade? Pois se você tem smartphone com acesso à Internet, ele pode ser uma ferramenta importante para saber como estará o seu caminho. Aplicativos e redes sociais trazem imagens e informações quase em tempo real.

É o caso do software Apontador Trânsito, que pode ser baixado gratuitamente. O software, compatível com smartphones com iOS (iPhone), celulares com Android, BlackBerry e Windows Mobile,  permite conferir, com alguns minutos de defasagem, imagens de mais de cem pontos da cidade, como Praça da Bandeira,  Radial Oeste e Avenida Franscico Bicalho.

Depois de selecionar a cidade (Rio de Janeiro), basta tocar em Câmeras e escolher o endereço. Mas vale registrar que algumas áreas importantes, como a Linha Vermelha e a Linha Amarela, não tinham câmeras disponíveis quando fizemos esta reportagem.  Na opção Trânsito, ele identifica a localização do usuário e mostra como estão as vias mais próximas, com direito a mapas.

Quem usa o Twitter no celular pode trocar informações sobre os principais pontos da cidade em endereços como www.twitte.com/leisecarj. Nele, os usuários ficam sabendo onde há incêndios na ruas, ação de tropas, pontos de lentidão e muito mais. Outra fonte é  o www.twitter.com/casodepolicia, do Jornal Extra, que inclui o serviço “é verdade/é boato”. Ele ajuda o internauta a não entrar em pânico por conta de informações falsas.

rio2

Apontador Trânsito: veja se há problemas no seu caminho

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail