Home > Notícias

Vírus de Mac ganha versão ainda mais perigosa

Praga virtual pode entrar em ação automaticamente após o download, sem a necessidade de senhas; programa furta dados como números de cartão de crédito

Macworld/ Reino Unido

26/05/2011 às 10h52

Foto:

A praga virtual conhecida como MacDefender, que finge ser um antivírus, exibe sites eróticos e usa ferramentas de busca para se disseminar, ganhou uma versão mais perigosa. Segundo a empresa de segurança Intego, especializada em soluções para computadores da Apple, o chamado MacGuard não exige senha de administrador para se instalar no sistema.

O objetivo é o mesmo da versão anterior: convencer a vítima a baixar um falso antivírus e capturar dados confidenciais, como números de cartão de crédito. Se o usuário tiver a opção para abertura automática dos arquivos após o download habilitada, o invasor entra em ação imediatamente, instalando o programa nocivo.  Na sequência, um segundo arquivo nocivo é baixado de um servidor que pertence a criminosos, e os rastros do programa original são apagados. Depois disso, os dados capturados são enviados para os crackers (hackers “do mal”).

Para amenizar o problema, a Intego recomenda que os usuários do Safari desabilitem a função de abertura de arquivos após download, além de tomar cuidado com sites que têm interface similar ao Finder do Mac OS X (na verdade, páginas falsas, para iludir usuários).

Após ser criticada por sua postura no caso, a Apple prometeu liberar em breve uma atualização para o Mac OS X que irá encontrar e apagar o falso programa de segurança MacDefender, além de avisar usuários ainda não afetados pelo malware, caso tentem  baixar o programa falso.

O anúncio – parte de um novo documento que a companhia liberou no mesmo dia – foi o primeiro reconhecimento público da companhia sobre a ameaça. A empresa também disponibilizou uma página com mais informações sobre como remover o programa nocivo. Para saber mais, clique aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail