Home > Notícias

Vírus para iPhone ataca celulares desbloqueados

Programa nocivo troca papel de parede do dispositivo sem autorização, colocando foto de cantor dos anos 80. Problema só atinge aparelhos que fizeram o jailbreak

IDG News Service

09/11/2009 às 10h11

Foto:

Uma nova praga virtual, que tem como alvo os usuários de iPhone, foi identificada por pesquisadores de segurança. O vírus, conhecido com Ikee, é uma ameaça apenas para usuários que tenham feito jailbreak, processo de desbloqueio do aparelho que permite usar softwares não-autorizados pela Apple.

De fato, o Ikee não faz nada particularmente ruim – ele apenas muda o papel de parede da vítima para uma fotografia do cantor dos anos 80 Rick Astley, e depois procura outros telefones para infectar – mas pode ser modificado para fazer algo mais perigoso, como roubar informações do aparelho. “Existe um risco real de alguém usar o código para fazer algo nocivo”, disse o consultor de tecnologia da Sophos, Graham Cluley.

Apontado como o primeiro worm (nome técnico a praga virtual com capacidade para se replicar automaticamente), o Ikee não é a primeira ameaça já criada para iPhone. No começo do passado foi divulgada a criação de um cavalo de tróia (programa nocivo que se passa por um software legítimo) que apagava arquivos do aparelho.

O novo vírus não afeta muitos usuários do iPhone, apenas aparelhos desbloqueados (jailbreak), que rodam um utilitário chamado Secure Shell, que permite a conexão com o iPhone remotamente através da internet, possibilitando a instalação do software.

Não deixe de ler:
AntiVirus 1.0 é opção gratuita para proteger o Mac

O vírus foi disparado na última quarta-feira (4/11) pelo programador desempregado Ashley Towns. “Era pra ser apenas uma brincadeira, eu definitivamente não queria que tomasse essas proporções”, disse.

Assim que o virus coloca o papel de parede de Rick Astley, ele procura outro dispositivo vulnerável para infectar. Não há informações de quantas pessoas foram afetadas pelo programa, mas Towns disse que apenas o seu telefone infectou cerca de 100 outros dispositivos.

As primeiras reclamações sobre o programa surgiram em um fórum de discussão de internet em que usuários australianos reclamavam que o papel de parede do iPhone tinha sido trocado sem autorização.

O vírus pode ter irritado usuários do iPhone, mas a Apple não deve ligar. A empresa está combatendo o jailbreak por anos, dizendo que o desbloqueio é a causa de problemas e performance e segurança.

Enganar vítimas enviando um vídeo ou uma foto de Rick Astley – conhecido pela música “Never Gonna Give You Up” – é uma brincadeira popular na internet chamada Rickrolling.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail