Home > Notícias

Vírus usa jogo retrô para destruir arquivos do Mac

Game, que lembra clássicos dos anos 80, como Space Invaders, traz uma praga virtual que apaga arquivos assim que o usuário detona alguma nave inimiga

Macworld/Reino Unido

04/11/2009 às 12h55

Foto:

A Symantec, fabricante de softwares de segurança, divulgou um alerta sobre o cavalo de troia Trojan.Loosemaque que circula na internet dentro de um jogo. Semelhante aos clássicos games de naves espaciais, nos quais o objetivo é destruir o piloto inimigo, o aplicativo vai além e também detona arquivos.

O fato curioso é que o criador da ameaça admite em seu site que o programa apaga arquivos e dá a entender que a ideia era usá-lo em algum projeto artístico, não como uma ameaça.  A ameaça pode se disseminar por e-mail, em sites que incluam o arquivo para download ou em serviços de compartilhamento de arquivos.

veja também:

AntiVirus 1.0 é opção gratuita para proteger o Mac

Os Macs não costumam ser alvo  de vírus, o que faz com que muitos usuários acreditem que não é necessário proteger os seus sistemas. De acordo com a empresa soluções de proteção Kaspersky, os Macs transformaram-se em novos caminhos para ter acesso a redes, facilitando a distribuição de malwares a outros computadores, inclusive máquinas com Windows.

Segundo a Symantec, os jogos online com conteúdo malicioso, atualmente, são os alvos preferidos pelos criadores de vírus nas plataformas Mac OS X. Assista abaixo o jogo em ação e os arquivos sendo deletados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail