Visa inicia projeto piloto de cartão de pagamento biométrico

https://pcworld.com.br/visa-inicia-projeto-piloto-de-cartao-de-pagamento-biometrico/
Clique para copiar

A Visa começou a testar um novo cartão de pagamento EMV com dupla interface (chip e contactless) junto aos bancos Mountain America Credit Union e o Bank of Cyprus. 

Segundo a operadora, esses são os primeiros projetos pilotos comerciais de um cartão para pagamentos por aproximação com autenticação biométrica no próprio cartão. 

Com a autenticação biométrica ganhando impulso e a migração para o EMV bem encaminhada nos EUA, os pilotos do cartão de pagamento com biometria testarão o uso do reconhecimento da impressão digital como alternativa ao código PIN ou assinatura para autenticar a identidade do portador do cartão. 

Ambos os projetos estão sendo gerenciados pelo programa Visa Ready for Biometrics, uma nova vertical que contribui para a crescente demanda por soluções de autenticação biométrica.

“O mundo se aproxima rapidamente de um futuro sem senhas, pois os consumidores passam a entender o quanto as tecnologias biométricas podem facilitar a vida”, resume Jack Forestell, diretor global de soluções para comércios da Visa Inc ao falar sobre os planos da Visa em desenvolver capacidades emergentes que ofereçam uma experiência de pagamento melhor e mais segura ao consumidor.

Como funciona

Quando o portador de cartão coloca o dedo no sensor, sua impressão digital é comparada ao modelo previamente cadastrado e armazenado de forma segura no cartão, para que a transação seja autenticada. Uma luz verde e uma vermelha integrada ao cartão indicam se o resultado da comparação foi positivo ou negativo. 

De acordo com a Visa, cartões de pagamento biométrico são mais seguros. Isso porque os dados biométricos são armazenados e comparados localmente no cartão, o que garante a proteção dos dados e da privacidade do portador do mesmo. Como cada pessoa tem dados biométricos únicos, assim fraudadores têm mais dificuldade para atuar.

Ao mesmo tempo o modelo oferece mais velocidade e conveniência. Os cartões são compatíveis com a tecnologia contactless EMV, permitindo que seus portadores paguem de forma rápida e fácil aproximando os cartões de um terminal contactless.

 A tecnologia também dispensa upgrades nos equipamento, tendo em vista que o cartão biométrico é imediatamente compatível com os terminais de pagamento em uso ao redor do mundo na aceitação de pagamentos contactless ou por chip.

Segundo a Visa, os pilotos com o Mountain America Credit Union e do Bank of Cyprus tiveram início em janeiro de 2018 e visam avaliar a experiência do portador de cartão e a tecnologia dos cartões biométricos em diferentes ambientes de varejo. O piloto do Mountain America Credit Union utiliza tecnologia da Fingerprint Cards e Kona-I, enquanto o do Bank of Cyprus utiliza tecnologia da Gemalto.

 

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site