Home > Notícias

Empresa lança sistema que transforma o iPhone em cartão de crédito

Tecnologia sem contato, desenvolvida em conjunto pela DeviceFidelity e pela Visa, é compatível com os modelos 3G e 3GS do telefone da Apple

Macworld/EUA

18/05/2010 às 16h53

Foto:

A DeviceFidelity, que desenvolve soluções para pagamento bancário, anunciou o lançamento do sistema de pagamento  In2Pay, que permite usar o iPhone como se ele fosse um cartão de crédito. E sem a necessidade de contato. A Visa iniciará em breve (até o final do segundo trimestre) os testes do novo sistema de pagamento, usando um case especial para o telefone desenvolvido pela empresa DeviceFidelity.

O In2Pay se encaixa no slot para cartão de memória micro SD encontrado em muitos smartphones. No caso do iPhone, porém,  será necessário a conexão do aparelho a uma espécie de case, já quele não possui uma entrada para cartão, o que obrigou a DeviceFidelity a desenvolver um acessório para o telefone da Apple, contendo o slot para cartão e um link para o conector dock para adicionar a capacidade de pagamento.

A transação é completada ao passar o telefone na frente de um terminal de pagamento sem contato. O case é compatível com o iPhone 3G e 3GS. Por segurança, o uso do cartão microSD para pagamento pode ser bloqueado com uma senha.

A plataforma In2Pay é compatível com qualquer tamanho de cartão SD e funciona com a maioria dos sistemas operacionais móveis, como Symbian, Windows Mobile versão 6.x e Research In Motion da BlackBerry.

Cerca de 66% dos telefones móveis vendidos em 2008 possuíam slots para cartão de memória, com a expectativa de que esse número pule para 82% neste ano, de acordo com a DeviceFidelity, citando um estudo da consultoria iSuppli.

A DeviceFidelity argumenta que construir aplicativos em sua plataforma é mais vantajoso para do que trabalhar com fabricantes individuais de telefone, como a plataforma In2Pay é independente do próprio telefone móvel.

O In2Pay é compatível com cerca de 65% dos modelos de telefones móveis e PDAs (Assistente Pessoal Digital) do mercado, segundo a DeviceFidelity.

De acordo com a companhia, o In2Pay também suporta outras importantes redes de pagamento, incluindo o Paypass, da MasterCard, e o Expresspay, da American Express.

A preparação dos cartões microSD de pagamento sem contato é similar aos utilizados nos cartões de crédito comuns. Um banco registraria um cliente, e o cartão microSD de pagamento de crédito ou débito seria enviado pelo correio ao usuário. O cartão poderia, então, ser usado para pagamentos assim que for inserido em um telefone compatível  e ativado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail