Home > Notícias

Vista é tão inseguro quanto o Windows 2000

Mesmo considerado seguro, Vista possui tantas vulnerabilidades quanto Windows 2000, lançado quando malwares eram menos comuns.

Techworld.com/Londres

09/05/2008 às 11h13

Foto:

O Windows Vista possui praticamente o mesmo número de vulnerabilidades que o Windows 2000, lançado há 8 anos, quando os malwares eram menos comuns, revelou a PC Tools nesta sexta-feira (09/05).

Apesar de ser conhecido como o sistema operacional menos vulnerável da fabricante, o Vista conseguiu alcançar o número de 639 vulnerabilidades apenas no segundo semestre do ano passado - em um período equivalente, o Windows 2000 registrou 586 brechas.

Já o Windows XP tinha 1.021 falhas, enquanto o Windows 2003 Server teve 478 bugs.

Mais sobre o Windows:
> Baixe o SP3 do XP em português
> Conheça a história do Windows
> Especial: tudo sobre o Windows Vista

A empresa reuniu as estatísticas por meio da análise do número de infecções de usuários anônimos de sua comunidade ThreatFire - e as vulnerabilidades foram confirmadas por soluções antivírus de terceiros.

“A Microsoft investiu muito para tornar o Vista mais seguro, com melhorias que não eram prioridade para as outras plataformas”, concluiu o chief executive officer da PC Tools, Simon Clausen. “Mas a indústria tem relutado em confirmar a resistência do sistema a malwares - e com razão”, diz.

O executivo lembra que a Microsoft, para convencer os consumidores a atualizarem seus sistemas do XP para o Vista, tem como argumento o nível de proteção do software.

“Se as previsões da fabricante sobre o sucesso do Vista estiverem corretas, podemos esperar que as taxas de infecção cresçam sobre o sistema”, alerta Clausen.

Enquanto este cenário de crescimento não é realidade, analistas culpam o Vista pela queda na receita do Windows.
++++
As estatísticas não mostram, contudo, o quão graves são as vulnerabilidades do Vista - e, além disso, não especificam onde elas estão localizadas. A maioria dos bugs não está no sistema em si, mas por trás de uma falha em browsers, por exemplo.

A Microsoft enfatizou que o recurso User Acess Control (UAC), do Vista, impede que malwares explorem o sistema operacional sem que o usuário sequer saiba que algo está acontecendo. O Windows 2000 ou o XP não têm este nível de proteção.

Por outro lado, o Vista sofre momentos constrangedores. Há algumas semanas, foi preciso explicar como o bug do cursor animado .ANI conseguiu chegar ao sistema sem ser corrigido pelo Security Development Lifecycle (SDL).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail