Home > Notícias

Vitória do Android sobre iPhone é enganosa

Motivos das vendas menores do smartphone da Apple seriam a proximidade do lançamento da versão 4G e as promoções com smartphones que usam o sistema do Google

PC World / EUA

11/05/2010 às 18h20

Foto:

O Android finalmente conseguiu! Pela primeira vez na história, o número de aparelhos Android (sistema operacional do Google) vendidos é maior do que o volume de iPhones comercializados, segundo pesquisa da NPD Group sobre as vendas do primeiro trimestre de 2010 nos Estados Unidos. No entanto, as estatísticas são enganosas e podem apontar para uma espécie de vitória vazia.

Redução drástica de preços e ofertas agressivas do tipo “compre-um-ganhe-um-grátis” de operadoras, criam uma falsa sensação de sucesso. Imagine como seriam os números se a AT&T, principal operadora de telefonia celular dos Estados Unidos, começasse a vender o iPhone 3G por US$ 50 e um incentivo do tipo “compre-um-ganhe-um-grátis”.

Há mais duas razões que indicam que os números de vendas do último trimestre não são realmente indicativos de que o Android está superando o iPhone. Uma delas é o iPad, e a outra é o iPhone 4G.

Muitos potenciais compradores do iPhone acabaram adquirindo o iPad em vez do telefone da Apple. Com mais de um milhão de unidades vendidas em cerca de um mês, houve uma demanda significativa pelo novo tablet.

Também é provável que muitos que pensavam em comprar um iPhone ou dar um upgrade para um modelo mais novo, estejam simplesmente esperando o aguardado iPhone 4G. Apesar de a Apple ainda não ter confirmado oficialmente, muitas pistas e rumores sugerem que o novo telefone da empresa de Steve Jobs será lançado em unho.

Outro fator a se considerar é que o iPad pode afetar as vendas de iPhone, e vice-versa.  Um estudo recente informa que menos de 9% dos compradores inicias de iPad também possuem um iPhone. No entanto, a consistência da interface e a capacidade de compartilhar apps entre as duas plataforma são fortes incentivos para os usuários do tablet comprarem um iPhone na próxima  vez que estiverem em busca de um smartphone. Se 90% dos donos do iPad ainda não possuem o telefone isso poderia se traduzir em 900 mil, além do modelo 4G estar prestes a ser lançado.

 A Apple continua a liderar números como rendimento e lucro. A empresa recentemente informou um aumento de 90% nos ganhos em relação ao mesmo trimestre no ano passado, e isso foi antes de lançar e vender mais de um milhão de iPads.

A Apple criticou a pesquisa da NPD Group, por meio de sua porta-voz, Natalie Harrison, ao site The Loop, alegando que "essa é uma informação muito limitada, com 150 mil consumidores norte-americanos respondendo a uma pesquisa online e que  não leva em conta os mais de 85 milhões de usuários de iPhone e iPod touch".

Agora é preciso aguardar o lançamento da próxima geração do iPhone para ver como serão os números no próximo trimestre. Vale lembrar que, como noticiamos, recentemente um grupo de hackers anunciou que conseguiu utilizar com sucesso o sistema Android no iPhone 3G.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail