Home > Notícias

VMware lança beta do Fusion 2.0

Software de virtualização dará suporte a múltiplos monitotes conectados ao Mac.

Computerworld/EUA

07/05/2008 às 15h56

Foto:

A VMware lançou na terça-feira (06/05) uma versão beta pública do Fusion 2.0, software de virtualização que permite a Macs baseados em Intel rodarem outros sistemas operacionais como o Linux e o Windows, da Microsoft.

O Fusion 2.0 também dá suporte a múltiplos monitores, o que é essencial para o software de virtualização para Mac, de acordo com post publicado no blog da VMware dedicado ao Fusion. Seu principal concorrente, o carro-chefe da Parallels, não oferece isso.

Com o Fusion 2.0 Beta 1, os usuários podem arrastar janelas de máquinas virtuais por até dez monitores conectados ao Mac, assim como posicionar o que o Fusion chama de telas “Unity” em monitores alternados.

As telas “Unity” removem de sistemas operacionais aplicativos que não são feitos para Macs e dessa forma as janelas se pareçam mais com aplicativos para o sistema operacional da Apple.

Outros novidades da versão beta do Fusion incluem aceleração gráfica 3D para Windows XP, por meio de suporte para o DirectX 9.0 Shader Model 2.0, mudanças em suporte de rede e maior velocidade de acesso para unidades de disco USB conectadas ao Mac.

A VMware avisou os usuários de que o suporte ao DirectX 9.0 era “experimental” e que “a performance pode variar drasticamente se estiver baseada em hardware e aplicativos 3D”.
++++
Entretanto, usuários que usam o Windows Vista com o Fusion ainda podem ter problemas, dependendo do aplicativo 3D ou do jogo que estiverem rodando; o Vista dá suporte ao DirectX 10.0 – o Beta 1 não.

As duas ferramentas de migração para o Fusion a partir de softwares de máquinas virtuais rivais, antes separadas, foram atualizadas e unificadas, segundo a empresa. O comando Importar do menu Arquivo importa o Parallels Desktop para máquinas virtuais de Mac e para aquelas criadas pelo descontinuado PC Virtual para Mac, da Microsoft. Além disso, ele pode ser usado para converter partições do Boot Camp, da Apple, para máquinas virtuais.

O download gratuito, com 300MB, está disponível no site da VMware.

De acordo com Peter Kazanjy, gerente de produto da Fusion, a versão 2.0 será uma atualização gratuita para todos os usuários do software, quando estiver finalizada. A VMware ainda não disse quando lançará o Fusion 2.0.

A atual versão foi atualizada há duas semanas, quando a VMware anunciou suporte ao Windows XP Service Pack 3 (SP3). O Fusion 1.1.2 custa 79,99 dólares para uma licença única, 349, 99 dólares para cinco e 699,99 dólares para dez licenças.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail