Home > Notícias

VMware lança novo beta de software para rodar Windows no Mac

Lançamento do Fusion 2 beta inclui proteção de dados e o Unity 2.0, que permite ao usuário executar o Windows sem visualizar o Windows Desktop.

Macworld/EUA

31/07/2008 às 11h23

Foto:

A VMware, especialista em virtualização, anunciou o lançamento da segunda versão beta do VMware Fusion 2. A nova versão de testes foca em diversas áreas para promover a experiência do usuário, incluindo vídeo e proteção de dados.

Um dos melhores aprimoramentos com o Fusion beta 2 é o Unity 2.0, que permite ao usuário executar o Windows sem visualizar o Windows Desktop - é uma forma de acessar as aplicações Windows e continuar no ambiente Mac.

Além disso, a aplicação permite o compartilhamento entre o Mac e seus máquinas virtuais.  Os diretórios no Mac (Desktop, Documentos, Músicas e Fotos) será compatível com os diretórios do Windows (Desktop, Meus Documentos, Minhas músicas e Minhas fotos).

O Unity também possui funções de teclado e mapeamento de mouse e é capaz de “cortar e colar” 4 MB de dados na área de transferência, incluindo textos com estilo.

Para auxiliar a proteção de usuários de máquinas virtuais, o VMware características snapshots automáticas. Isso significa que a aplicação irá armazenar uma
“fotografia instantânea” na máquina virtual atual, permitindo facilmente a restauração de uma cópia, caso o usuário tenha algum problema com o uso das ferramentas. As snapshots podem armazenar a cada meia hora, todas as horas ou todos os dias e o usuário pode escolher qual opção deseja manter.

“O AutoProtect é como Time Machine na máquina virtual”, disse Pat Lee, gerente do grupo de produtos de consumo da VMware. “Se alguém fizer algo errado, o usuário pode restabelecer [o trabalho] facilmente e tudo isso é feito sem qualquer intervenção manual”.

O Fusion beta 2 é compatível com vídeo de alta definição de 1080p no Windows XP ou Windows Vista. O suporte a 3D também foi aprimorado, assim como a capacidade de entrar e sair do modo Full Screen enquanto se joga um game.

No Mac OS X 10.5 agora é possível criar um disco virtual da máquina virtual do Windows desliga usando o VMDKMounter. A ferramenta permite o acesso aos arquivos sem terem sido efetivamente iniciados na máquina virtual.

Usuários do Mac OS X 10.5 poderão avaliar o QuickLook integrado ao Fusion, que permite visualizar o conteúdo dos arquivos sem serem abertos.

Pat Lee disse que o VMware gastou muito tempo otimizando a máquina virtual, portanto se ela for executada no background, ela não irá afetar a performance das aplicações que estiverem sendo executadas no Mac.

Um detalhe pedido pelos usuários, mas que não virá ao Fusion ainda é a compatiblilidade com periféricos FireWire. O Fusion aceita dispositivos USB plugados no Mac, mas Lee disse que a maioria dos aparelhos FireWire são discos externos ou filmadoras. Discos externos podem ser compartilhados entre a máquina virtual e o Mac e as câmeras quase sempre já vêm com software para o OS X.

Outras mudanças no Fusion 2 beta 2 incluem a capacidade de executar rapidamente quatro CPUs virtuais na máquina virtual, a capacidade de executar o Mac OS X Server em uma máquina virtual e suporta linhas de comandos scripting do VMrun. 

Download e videos sobre o VMware Fusion 2 podem ser vistos pelo site do programa.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail