Home > Notícias

Você é um tuiteiro famoso? Cuidado para não ser vítima de phishing

Perfil no microblog de membros do governo inglês, jornalistas e executivos de mídia receberam mensagens maliciosas.

IDG News Service

26/02/2010 às 11h06

Foto:

Alguns proeminentes usuários do Twitter na Inglaterra tiveram uma surpresa desagradável ao acessarem o microblog nesta sexta-feira (26/2). Um ataque de phishing no microblog, feito durante a madrugada, mirou tuiteiros de atuação profissional destacada , como membros do governo e jornalistas e executivos de mídia.

Embora seja difícil de calcular o número de pessoas afetadas, a notícia ganhou espaço em sites e redes de TV da Inglaterra provavelmente em função do perfil das vítimas do ataque.

Comprometedoras, as mensagens enviadas diziam coisas como “Eu tenho tido sexo melhor com este aqui”, seguido de um link para um site que vende produtos para melhorar o desempenho sexual.

Um dos que tiveram suas contas atacadas foi um diretor do jornal The Guardian, Matt Wells. Ele escreveu o seguinte post depois que viu o tweet malicioso. “Bom dia. Não sou mulher e nem tido melhor sexo atualmente”.

Outros jornalistas, como o correspondente da BBC Nick Higham, também foram alvos do phishing.

Muitos desses ataques foram feitos por meio de mensagens diretas, que tentavam convencer o usuário a ver fotos de uma mulher atraente. Ao clicar no link indicado, a pessoa era levada a uma página que requisitava seu login e senha.

O Twitter fez um post em que pede para os usuários tomarem cuidado com mensagens diretas, conhecidas na rede como DM. “Se receber um DM de uma senhora entusiasmada querendo conversar, ignore. Pode ser um spam”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail