Home > Notícias

VoIP e celulares devem estar na mira de criminosos virtuais em 2009

Instituto dos EUA relata aumento de vírus e spams criados para celulares. Estudo da F-Secure mostra Symbian como maior vítima.

PC Advisor/Reino Unido

20/10/2008 às 16h08

Foto:

Em 2009, fraudes de voz por meio de serviços VoiP e botnets específicos para celular devem ser as maiores ameaças de segurança, segundo o Georgia Institute of Technology Information Security Center (GTISC).

De acordo com o relatório Emerging Cyber Threats, os criminosos têm como alvo principal, em âmbito móvel, os smartphones, pois são uma boa fonte de dados sensíveis, como números de cartão de crédito.

O estudo afirma que os ataques para celular devem tomar a mesma forma dos voltados a computadores. O número de vírus e spams criados especialmente para celulares está crescendo, sendo que atualmente há 100 mil ataques diários.

“Um tipo de invasão comum, hoje, mira a plataforma Symbian. Estes vírus se espalham pelos contatos, tornando vítimas todos da lista”, diz Simeon Coney, da Adaptive Mobile.

Segundo um relatório da F-Secure, 97% das ameaças para celulares são criadas para atingir aparelhos com o Symbian, sendo que 90% dos ataques usam cavalos-de-tróia.

A contaminação, segundo a F-Secure, se dá por Bluetooth em 19,5% dos casos de proliferação de malwares em celulares.

No caso de ataques à tecnologia VoiP, serão vividos problemas similares aos que atingem e-mails, como roubo de dados e fraudes. Ataques de negação de serviço e execução remota de códigos se aplicam para redes VoIP e se tornarão problemáticos também para dispositivos móveis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail