Home > Notícias

Volume mundial de spam caiu em um terço

Volume de spam despencou após a queda da botnet Rustock, que disparava 44 bilhões de e-mails ao dia.

IDG News Service

01/04/2011 às 8h57

Foto:

O volume de spam em todo o mundo caiu em um terço, segundo o último relatório mensal da MessageLabs Intelligence.

A MessageLabs acredita que a redução se deu devido à queda da Rustock – uma das mais irritantes e tecnicamente sofisticadas botnets do cenário de malwares.

Por outro lado, ainda segundo a companhia, o uso desse malware baseado na web ainda está em crescimento em Hong Kong e no resto da China.

Spams ainda são um problema desafiador para os internautas. No último ano, a Rustock foi responsável por quase 47,5% de todo o spam. Segundo a consultoria EBA, em 2010 ela enviou cerca de 44.1 bilhões de e-mails com spam a cada dia.

Mas essa redução não representa um aumento na segurança da web, segundo o gerente de serviços da Symantec Harry Pun. Ele diz que outros botnets ampliaram suas atividades para se aproveitar do vão deixado pela queda da Rustock.

"Desde o final de 2010, a botnet Bagle esteve mais ativa, enviando aproximadamente 8.31 bilhões de e-mails de spam a cada dia, a maior parte deles sobre produtos farmacêuticos", afirma Pun. A Bagle pode não ter tantos bots ou picos de tráfico quanto a Rustock, mas sua força tem aumentado. Desde que a Rustock foi derrubada, ela se tornou a maior botnet emissora de spam em 2011."

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail