Home > Notícias

Wall Touch da HP nem precisa ser tocada para funcionar

Solução utiliza um combinação de câmeras e campo magnético para saber o que o usuário deseja fazer.

David Pierce, da PC World/EUA

21/01/2010 às 11h21

wall_touch_150.jpg
Foto:

Levante o braço quem não fica incomodado porque a tela sensível ao toque do celar acaba ficando cheia de marcas com bem pouco tempo de uso. Que tal pagar, então, 100 mil dólares para se ver livre deste problema?

A HP acha que vale a pena, pelo menos sob o ponto de vista de grandes empresas, e para esse público, criou a Wall of Touch, um parede enorme formada por 9 telas sensíveis ao toque, cada uma com 43 polegadas e resolução de 1080p.

Colocadas todas juntas, as telas constituem um computador maior, operado por meio de toque que permite vários tipos de interações, como ver notícias, assistir vídeos e participar de sessões de bate papo com imagem.

Mas, até aí, nada de novo. Não fosse o fato de que o usuário não precisa tocar em qualquer das telas para o Wall of Touch funcionar.

Leia também: 
>> Painel digital da Intel é baseado no Core i7 e no Windows 7

Em vez disso, o projeto da HP utiliza câmeras ópticas e um campo magnético para determinar a aproximação e localização do usuário, respondendo aos gestos realizados próximos da tela e sem a necessidade de que ela seja tocada ou pressionada, segundo informou o Wall Street Journal.

Pelo menos por enquanto e em função do preço, a utilização da Wall Touch está limitada a grandes empresas como a NBA, a Edelman (EUA) e a Continental Airlines que já compraram o produto.

A HP planeja soluções semelhantes com telas de outros tamanhos, incluindo displays pequenos para serem usados por consumidor final, e que, segundo o vice-presidente da HP, Philip McKinney, estarão disponíveis a partir de 2011.

Existem inúmeras possibilidades de uso de uma tecnologia deste tipo. Desde que os usuários não precisem tocar na tela para fazê-la funcionar, museus e outros tipos de empresas podem oferecer paredes deste tipo para permitir que visitantes e clientes tenha acesso a seus serviços e possam interagir com eles.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail