Home > Dicas

Waze mistura GPS e rede social para mostrar o melhor caminho

Software gratuito para iPhone e Android gera mapas a partir das rotas dos usuários e compartilha informações sobre tráfego e acidentes em tempo real

Macworld/EUA

03/02/2010 às 17h39

Foto:

A chamada crowdsourcing ganhou popularidade ao reunir e compartilhar o conhecimento das pessoas em um só lugar. Um dos exemplos mais conhecidos está no conceito da Wikipedia – a contribuição de cada usuário para determinado assunto resulta em informações mais detalhadas e em uma enciclopédia colaborativa.

No iPhone, uma equipe de desenvolvedores trabalha no desenvolvimento de crowdsourcing para navegação, com resultados promissores no aplicativo gratuito Waze, disponível para iPhone e celulares com Android. Trata-se de um programa de GPS passo a passo que monta mapas a partir das informações de percurso de cada usuário, além de incluir dados sobre trânsito.

O Waze coleta dados em tempo real das condições do trânsito a partir das informações de outras pessoas que também estejam utilizando o aplicativo. O software é baseado no conceito de interação das redes sociais, que busca  incentivar os usuários a enviarem e compartilharem informações. E inclui até um toque de game.

146094-waze-snowflake_original.jpg

Colete flocos de neve e abasteça o banco de dados do Waze

Há um certo ar de Pac-Man no programa, pois você ganha pontos ao incluir rotas no mapa e ao recolher itens. A ideia é motivar os os usuários a mantê-lo ligado com frequência, enquanto trafegam pelas vias da cidade melhorando as rotas no navegador. Para completar, ele também permite publicar suas informações sobre estradas diretamente na conta do Twitter.

Entre as informações que podem ser compartilhadas ao vivo pelos usuários do Waze (inclusive com fotos) estão ruas bloqueadas, lentidão nas estradas e  acidentes, entre outros.

A interface ainda é um pouco confusa e o aplicativo também não fornece informações suficientes para navegação, como qualquer outro aplicativo pago de navegação por GPS.

Se quiser testá-lo, tome cuidado na hora de configurar os idiomas. Se você marcar um idioma que você não domina por engano, refazer a configuração é muito difícil. E, como o uso no Brasil ainda é bem restrito, o volume de informações é limitado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail