Home > Notícias

Smartphones, tablets e wearables: o que esperar do Mobile World Congress 2014

Maior feira de telecomunicações do mundo começa em Barcelona na próxima segunda-feira, e já temos uma boa idéia de alguns dos produtos que iremos encontrar por lá.

Florence Ion, TechHive

20/02/2014 às 17h10

MWC2014_Abre-435px.jpg
Foto:

A maior feira de telecomunicações no mundo começa na próxima segunda-feira, e segundo relatos veremos um novo “carro chefe” na linha de smartphones da Samsung, novos esforços da LG e Sony na busca por relevância e smartwatches de vários fabricantes, porque toda feira de tecnologia que se preza em 2014 precisa de mais wearables.

Iremos cobrir os eventos para a imprensa e perambular pelo pavilhão de exposições em busca dos mais novos smartphones, gadgets, apps e serviços. Mas antes de embarcar para Barcelona, vamos dar uma olhada no que podemos esperar desta edição do Mobile World Congress.

"Samsung World Congress"

Espera-se que a Samsung anuncie em 24 de Fevereiro o novo “carro-chefe” de sua linha de smartphones Android, o Galaxy S5. Segundo rumores ele terá uma tela de 5.25 polegadas com resolução de 2560 x 1440 pixels e uma câmera de 16 MP. Outros rumores sugerem que o aparelho será baseado em um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 805 rodando a 2.5 GHz, ou um Samsung Exynos 6 com 8 núcleos rodando a 2 GHz, dependendo da região onde for comercializado. Também são esperados 3 GB de RAM, até 128 GB de memória interna, suporte a redes 4G LTE, uma câmera frontal de 3.2 MP e uma bateria de 3200 mAh.

mwc2014_unpacked5-580px.jpg

A Samsung também pode correr atrás de concorrentes como a Apple e HTC e incluir um leitor de impressões digitais em seu aparelho. E a tecnologia biométrica pode ser usada para mais do que simplesmente desbloquear a tela: sua impressão digital pode funcionar como senha para sites ou atalho para apps específicos. 

Mas talvez a mudança mais aguardada seja a reforma geral na interface TouchWiz. Com a mudança a interface estará mais próxima da estética “bidimensional” e minimalista adotada pela Google no Android 4.4.

mwc2014_touchwiz-580px.jpg
Supostas imagens de uma nova versão da interface TouchWiz. Crédito: @evleaks, via Twitter

Também espera-se que a Samsung lance várias versões do S5, incluindo um Galaxy S5 Mini e o Galaxy S5 Zoom, um sucessor do híbrido de smartphone e câmera que analisamos no final do ano passado.

Por fim, a empresa pode até mesmo nos surpreender com um novo processador. Através da conta @SamsungExynos no Twitter a empresa disse nesta semana que “irá apresentar suas mais recentes inovações. Por favor fiquem ligados”, acompanhada por uma imagem que diz "Exynos Infinity". 

Mais smartphones do que você consegue contar

A Samsung não é a única empresa que deve anunciar novos aparelhos. A LG, sua principal concorrente na Coréia do Sul, já deu antes mesmo do início da feira uma amostra dos produtos que irá mostrar.

A terceira geração da família L de smartphones de baixo custo virá com a versão 4.4 “KitKat” do sistema operacional Android, que recebeu especial atenção durante o desenvolvimento para que mesmo aparelhos com pouca memória pudessem tirar total proveito do que há de mais recente em software. Uma versão “turbinada” do atual carro-chefe da empresa, batizada de G Pro 2, também fará sua estréia na feira. O aparelho, que é um concorrente do Galaxy Note 3, virá com o Android 4.4 e uma tela de 5.9” com resolução Full HD, um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 rodando a 2,26 GHz, uma câmera traseira de 13 MP e 3 GB de RAM.

mwc2014_gpro2-580px.jpg
O LG G Pro 2 irá concorrer diretamente com o Samsung Galaxy Note 3

A empresa também já mostrou o G2 Mini. A versão “de bolso” do LG G2 será equipada com um processador Snapdragon 400 ou Nvidia Tegra 4i, tela de 4.7” e resolução de 540 x 960 pixels, uma câmera de 8 MP, uma bateria com capacidade de 2.440 mAh e 8 GB de memória interna, além de expansão com cartões microSD. Também rodará o Android 4.4.

A Sony também pode anunciar um novo aparelho na família Xperia Z no dia 24 de Fevereiro. O smartphone poderá vir com recursos como Android 4.4, gravação de vídeo em 4K, um sistema de câmera com balanço de branco ajustável e truques como a capacidade de “acordar” o aparelho com dois toques rápidos na tela, algo já encontrado em concorrentes como o LG G2.

Não esperamos ouvir muito da Lenovo, já que a compra da Motorola Mobility é algo muito recente. Empresas como a Huawei e Alcatel podem ter novos aparelhos, mas sua disponibilidade no mercado internacional é geralmente incerta. O filho pródigo da Samsung, o sistema operacional Tizen, pode finalmente aparecer instalado em alguns aparelhos, e a Canonical, que está desenvolvendo uma versão do Ubuntu para dispositivos móveis, promete mostrar os dois primeiros aparelhos com seu sistema durante a feira.

mwc2014_ubuntu-580px.jpg
Os primeiros smartphones baseados no sistema Ubuntu devem ser mostrados durante o MWC 2014

Os que estão aguardando o aparelho da HTC conhecido pelo codinome “M8”, ou HTC One 2, segundo algumas fontes, terão de esperar um pouco mais. Parece que a empresa não fará nenhum anúncio durante o MWC, e um evento para apresentar seu próximo carro-chefe está marcado para 25 de março.

E os tablets?

Os smartphones são apenas uma pequena fração da indústria de dispositivos móveis. Também veremos novos tablets no Mobile World Congress, incluindo o Xperia Tablet Z2, sucessor do atual tablet Android da Sony. Segundo rumores o aparelho terá uma tela “Triluminous” de 10.1” com resolução de 1920 x 1200 pixels, um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 a 2.3 GHz e 3 GB de RAM.

mwc2014_tabletsony-580px.jpg
Este seria o novo tablet Android da Sony. Crédito: @evleaks, via Twitter

Também há rumores de que a Google pode aproveitar o evento para revelar a próxima geração do Nexus 10, embora não tenhamos muitos detalhes sobre ele.

Nokia irá experimentar o Android

Há tantos rumores sobre o smartphone Android da Nokia que ele é praticamente uma certeza. Sabemos até agora que ele será um aparelho voltado a mercados emergentes e terá um processador dual-core Qualcomm Snapdragon de 1 GHz, uma tela de 4” com resoluçao WVGA (4801 x 800 pixels), 512 MB de RAM e 4 GB de memória interna, além de uma bateria de 1500 mAh e uma câmera traseira de 5 MP.

mwc2014_nokiadroid-580px.jpg

Um "Android" da Nokia, conhecido pelo codinome "Project Normandy" (Projeto Normandia), é praticamente uma certeza

O sistema operacional será uma versão bastante modificada do Android sem os serviços da Google (como a Play Store, YouTube, Google Maps, GMail, Google Now, etc), substituídos pelos serviços HERE da Nokia (como o HERE Maps) e talvez serviços da Microsoft.

Que horas são?

Espera-se que tanto a Samsung quanto a Sony apresente novas versões de seus smartwatches, enquanto empresas como a Huawei, ZTE e a Tizen Association devem apresentar seus primeiros aparelhos nesta categoria. Não sabemos qual serão sua aparência ou que recursos eles terão, mas uma coisa é certa: 2014 é o ano dos dispositivos “vestíveis”, os wearables.

Chips para todos

Não há tablets, smartphones e smartwatches sem processadores, e a Intel deve anunciar uma nova arquitetura voltada especialmente a tablets, além de uma variante de 64 Bit da arquitetura Bay Trail-T. Os novos chips serão anunciados em 24 de Fevereiro.

Fique de olho em nosso site a partir desta segunda-feira, 24 de Fevereiro para acompanhar as novidades do Mobile World Congress. Com certeza teremos algumas ótimas surpresas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail