Home > Notícias

Web móvel: tráfego mensal pode chegar a 2,2 milhões de TB em 2013

Principal estímulo para crescimento serão os vídeos, que vão representar 64% do tráfego móvel nos próximos cinco anos.

Redação da Network World / EUA

12/02/2009 às 8h53

Foto:

Um relatório publicado pela Cisco diz que o volume de tráfego na web móvel vai dobrar todos os anos e, em 2013, chegará a 2,2 milhões de terabytes (TB) por mês. A fabricante prevê que o principal motivo que estimulará tal crescimento serão os vídeos, que tomarão cerca de 64% do tráfego móvel nos próximos cinco anos.

No ano passado, a média de tráfego de vídeo ficou em cerca de 13 mil TB por mês, ou 39% de todo o tráfego móvel. Até 2013, o tráfego de vídeos crescerá mais de 100 vezes, e pode chegar a cerca de 1,3 milhão de TB por mês.

Sobre os dispositivos, a Cisco afirma que celulares e notebooks com velocidade maior que a da atual tecnologia 3G irão representar 80% de todo o tráfego móvel. O advento dos smartphones e laptops com 3G vão liderar a explosão do tráfego de dados nos próximos cinco anos.

A empresa diz que os aplicativos mais interessantes na atual capacidade da rede móvel 3G são TV, uma "versão light" de videoconferência, games básicos, e-mails básicos, SMS e navegação na web.

Aplicativos móveis mais complexos, como telemedicina, games interativos e sistemas educacionais móveis não estarão realmente disponíveis até que as operadoras lancem suas redes 4G na próxima década.

Até 2015, uma variedade de dispositivos serão lançados para as redes de banda larga móvel, incluindo tablets para games, câmeras de vídeo e aparelhos de TV.

Um recente estudo da Opera mostrou que o tráfego de dados realizado por meio de celulares cresceu 463% em novembro de 2008 comparado com o mesmo mês em 2007. O número de sites visitados pela navegação móvel na internet cresceu 303% no mesmo período.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail