Home > Notícias

Web permite acompanhar fluidez de ônibus com GPS em São Paulo

Serviço oferecido pela SPTrans mostra situação dos principais corredores e dá a velocidade média em cada trecho.

Redação do IDG Now!

12/05/2008 às 12h16

Foto:

A partir desta segunda-feira (12/05), os usuários do transporte público em São Paulo poderão monitorar pela internet os ônibus que circulam nos 19 terminais inteligentes e 10 corredores exclusivos, em 135 kilômetros de vias públicas da cidade.

Por enquanto, o programa Olho Vivo permite que os passageiros monitorem 85% da frota de 15 mil veículos - até o fim do ano, a expectativa é que 100% dos ônibus ofereçam monitoramento online.

> Veja gadgets para enfrentar o trânsito

Os interessados podem acompanhar o sistema pelo site da SPTrans. O Olho Vivo informará, de hora em hora, as velocidades médias dos ônibus e tempos de percurso.

Além disso, a Prefeitura oferece dados como a velocidade média dos veículos nos corredores e vias monitoradas, além de previsão de duração dos percursos.

Os ônibus são localizados por equipamentos GPS (do inglês Global Positioning System), acoplados a computadores chamados AVL, que registram dados como a posição do veículo e prefixo da linha. Para viabilizar a ação, também serão instaladas mais de 500 câmeras nos corredores e terminais urbanos.

As informações são enviadas ao Centro de Operação de Terminais (COT), instalado nos terminais de transferência de passageiros, Centros de Operação das Concessionárias (COC), Centro de Controle Operacional (CCO) e Centro de Controle Integrado (CCI).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail