Home > Notícias

Webcams e telescópios podem ser usados para roubar dados de usuários

Técnicas possibilitam 'decifrar' movimento das mãos sobre o teclado ou ler o reflexo da tela em objetos cotidianos.

Techworld/Reino Unido

19/05/2008 às 11h48

Foto:

Pesquisadores criaram novas técnicas para roubar dados de computadores usando ferramentas que mais parecem de espiões que de crackers: câmeras e telescópios.

O time da Universidade da Califórnia desenvolveu um método para adivinhar o que está sendo escrito pelo movimento das mãos no teclado, utilizando imagens geradas por webcams usadas no dia a dia.

Leia também:
> Entrevista: Hacker ético dá dicas de segurança
> Banco online ainda é mais seguro no celular

Os pesquisadores da universidade criaram uma ferramenta chamada Clear Shot, que analisa vídeos de movimento de mãos nos teclados e os transforma em texto.
++++
Mesmo com somente 40% de eficácia, o software sugere uma lista de palavras possíveis - muitas delas não são palavras existentes, o que facilita a seleção da opção correta.

Já o time de pesquisadores alemães foi mais fundo nas técnicas de espionagem. Eles estão treinando telescópios para ler a tela de computadores a partir de reflexos em pequenos objetos do dia a dia, como óculos, chaleiras e até o olho humano.

Com um simples de telescópio de 500 dólares, os cientistas conseguiram captar imagens claras de uma tela do Word com fonte tamanho 12 a partir de uma chaleira a 5 metros de distância. Com um telescópio de 27,5 mil dólares, seria possível ler as mesmas imagens a 30 metros de distância.

Os cientistas já demonstraram a tecnologia para uma agência governamental.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail