Home > Notícias

Wii supera PS2 e torna-se console com vendas mais rápidas nos EUA

Dispositivo atinge a marca de 30 milhões de unidades em 45 meses de comercialização; rival da Sony levou 60 meses para chegar ao mesmo número.

PC World / EUA e Redação IDG Now!

11/08/2010 às 15h49

Foto:

A Nintendo anunciou que seu console Wii alcançou a marca de 30 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos. O aparelho foi lançado no mercado americano em junho de novembro de 2006, ou seja, foram necessários 45 meses para chegar a esse número.

Desta forma, o Wii se tornou o console com as vendas mais rápidas na história do país, pois o antigo líder, o Playstation 2, precisou de 60 meses para obter o mesmo resultado. Para efeito de comparação, o Xbox 360, da Microsoft, começou a ser comercializado um ano antes do aparelho da Nintendo, mas, ainda assim, e considerando a América do Norte a América do Sul, vendeu “apenas” 25 milhões de unidades, segundo a rede de monitoramento VGChartz.

Globalmente, 74 milhões de consoles Wii já foram comercializados, ante 140 milhões do Playstation 2 – isso segundo a própria Nintendo. Em relação aos seus principais concorrentes, no entanto, a empresa japonesa está bem à frente: enquanto o Xbox 360 tem 41,71 milhões de aparelhos vendidos, o Playstation 3 está na casa dos 36 milhões.

O Wii é líder de seu setor por alguns motivos, mas o seu controle com sensor de movimento, o Wiimote, e os jogos com apelo mais universal são diferenciais. De fato, o sistema criado que permite ao usuário interagir com os jogos de uma maneira mais livre, balançando braços e movendo pernas, foi decisivo para o sucesso do console.

wii_console

Recorde: console da Nintendo vendeu 30 milhões em 45 meses nos EUA.

Mudanças
No entanto, o principal diferencial do Wii deixou de ser um recurso exclusivo. Neste ano, seus dois concorrentes anunciaram que seus aparelhos também passarão a ter sensores de movimento.

A Sony estreou o "Move", controle similar ao Wiimote. A Microsoft, por sua vez, foi mais ousada com o seu Kinnect, um dispositivo que com uma câmera, um microfone e um sensor de profundidade, identifica não só movimentos, mas também voz e expressões faciais. Ainda por cima, com o Kinnect, o usuário interage com o jogo sem ter de segurar qualquer dispositivo.

gamesshutter_625.jpg

A liderança do Wii, entretanto, não é apenas devido ao seu controle. O console também se destaca na quantidade, e na qualidade, dos jogos casuais destinados a toda a família, como o Wii Sports e o Maior Kart. Por serem mais simples e fáceis, os games da Nintendo atraem consumidores que não estão dispostos a ficar muito tempo explorando mundos e desenvolvendo personagens.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail