Home > Notícias

Wikia Intelligent Search quer sofisticar resultados de buscas

Plataforma permitirá que jornais e empresas de mídia criem aplicações que façam edições automáticas no índex do Wikia Search.

IDG News Service/EUA

08/10/2008 às 10h48

Foto:

O Wikia Search lança nesta quarta-feira (08/10) uma plataforma que desenvolvedores podem usar para criar aplicações para o sistema de busca aberto. Chamada de Wikia Intelligent Search Extensions (WISE), a plataforma permite que organizações e usuários criem aplicações que melhorem a habilidade do sistema de responder às buscas.

"Enquanto percebemos o que vem acontecendo com a busca, percebemos que existem uma série de mecanismos que podem ser usados para mapear uma busca para o resultado correto", afirmou o fundador da Wikia, Jimmy Wales.

Organizações como Thomson Reuters, Washington Post, Digg e Twitter criaram extensões que permitem que o Wikia Search ofereça resultados mais relevantes para pesquisas específicas.

O Wikia Search já permite que qualquer um participe da construção do índex acrescentando, apagando ou classificando manualmente páginas, assim como editando os resultados de busca, modificando sua descrição, por exemplo.

Com o WISE, a Wikia Serach que automatizar esta participação. "Teremos um novo nível de busca programada pelo usuário. Em vez de edições individuais de um resultado por vez, usuários podem criar aplicações para categorias completas ou definir regras de busca", afirmou Wales.

A aplicação do Washington Post, por exemplo, entrega artigos do jornal entre os resultados do Wikia Search.

Com o WISE, o Wikia Search pretende aumentar a freqüência com a qual responde a uma busca a partir da sua página de resultados, impedindo que usuários tenham que checar outros links listados para encontrar a informação que desejam.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail