Home > Notícias

Wikipedia prepara infra-estrutura para lidar melhor com vídeos e fotos

Empresa apresenta plano para reforçar capacidade de armazenamento capaz de lidar com possível 'explosão' de conteúdo.

Network World/EUA

14/01/2009 às 15h24

Foto:

A Wikipedia está se preparando para uma explosão de conteúdo digital com novos servidores e mais armazenamento com o objetivo de lidar com um aumento no número de fotos e vídeos oferecidos.

O tamanho do vídeos está chegando às centenas de megabytes rapidamente e a proliferação de câmeras digitais significa que mesmo pequenas fotos podem ocupar alguns megabytes, afirmou o CTO da Wikimedia Foundation, Brion Vibber, que opera a Wikipedia.

Até o começo de 2008, o servidor primário de arquivos da enciclopédia colaborativa tinha apenas 2 TB de espaço total, diz ele. Desde então, a Wikipedia aumentou o espaço disponível para 48 TB em seu servidor primário e, recentemente, aumentou o limite máximo de upload de arquivos de 20 MB para 100 MB. O espaço total ocupado pela enciclopédia online está em 5 TB atualmente, mas crescerá rapidamente, diz ele.

Conteúdo diversificado - Alguns usuários, por exemplo, estão publicando músicas clássica em domínio público que podem durar até trinta minutos. Documentários não protegidos por leis de direitos autorais também estão sendo publicados.

A projeção em longo prazo da Wikipedia é permitir que filmes completos e em alta qualidade sejam publicados, mas Vibber vê problemas relacionados tanto ao formato dos arquivos como ao movimento físico de documentos maiores.

"Não existe limite. Os limites ficarão cada vez maiores e maiores até quando será relativamente fácil para alguém que tenha uma necessidade legítima publicar um vídeo de duas horas de alta qualidade", explica.

Os novos servidores da Wikipedia foram doados ou vendidos com descontos especiais pela Sun.

A Wikipedia lida com mais de 10 bilhões de páginas vistas por mês e opera seu centro de dados primário na Flórida (EUA), com servidores de cache em Amsterdam e Coréia do Sul, com cerca de 450 servidores complementares.

As doações da Sun marcaram a participação da empresa de um movimento para levantar fundos para a Wikipedia, atingindo mais de 6 milhões de dólares enviados por mais de 125 mil doadores, o que permitirá que o serviço funcione até o final de junho, quando seu ano fiscal acaba.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail