Home > Notícias

Windows 10 for Phones vai estrear em aparelhos Lumia, incluindo o 1020

Segundo vários sites de desenvolvedores e de rumores, o novo sistema operacional estará disponível nos modelos populares de smartphones

Por Mark Hachman, PC World (USA)

10/02/2015 às 9h09

windows10-phones 625.jpg
Foto:

Boa notícia para o fãs do Windows Phone: o novo sistema operacional Windows 10 for Phones estará disponível no lançamento em diversos modelos de dispositivos populares, incluindo o icônico Lumia 1020.

Mas, segundo artigo publicado no site Windows Central, não espere que o primeiro build do Windows 10 for Phones seja tão arrumadinho quanto a versão inicial para desktop. O site cita como fontes vários programadores, incluindo o desenvolvedor Jesse Leskinen, especializad em Java e PHP.  A informação não foi até agora confirmada pela Microsoft.

Até esse momento, a única informação concreta que temos sobre os smartphones com Windows 10 veio do vice-presidente do grupo de sistemas operacionais da Microsoft, Joe Belfiore, que publicou um tweet no final de semana dizendo que o Windows 10 estará disponível para um grande número de aparelhos.

 

Memória pode ser um problema num sistema operacional parrudo. A Microsoft recentemente aumentou sua linha de Windows Phone lançando um grande número de aparelhos de baixo custo, alguns deles com memória reduzida para diminuir custos. Além do popular Lumia 520, no ano passado os modelos lançados Lumia 530, 630 e 635, todos têm memória da 512MB.

Mas, como Belfiore alerta, os recursos do Windows 10 em aparelhos menos poderosos podem variar. O discurso é semelhante ao usado pela Microsoft ao descrever como o Windows 10 será usado nos tablets Surface e Windows RT na hora do upgrade. Especificamente, eles vão receber "algumas funcionalidades" mas não todas.

Mas é líquido e certo que o Windows 10 esteja sendo testado em smartphones parrudos como o Lumia 1520 e também o HTC One - ambos aparelhos sólidos que foram abraçados pelos fãs do Windows Phone. O que ainda não está muito claro é a que profundidade a Microsoft pretende mergulhar no seu catálogo de smartphones no que diz respeito a garantir a compatibilidade de hardware com o novo sistema operacional. É claro que quanto mais, melhor.

O que já sabemos sobre o Windows 10 for Phones foi mostrado pela Microsoft em janeiro, no evento em sua sede em Redmond. Ela apresentou como as informações são trocadas entre um desktop usando o Windows 10 e um smartphone usando o novo sistema operacional e também garantiu uma "espiadinha" em algumas das chamadas apps universais que vão estrear nos smartphones. Não vimos ainda as novas versões do Word,  PowerPoint e Excel que estarão disponíveis no lançamento do Windows 10 for Phones, mas já foram mostrados na sua versão para PCs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail