Home > Notícias

Windows 10: os melhores recursos ocultos da atualização de maio

Do brilho automático da tela e cursor gigante de mouse aos aprimoramentos do Bloco de Notas, veja o que há de novo (e secreto) no update

Mark Hachman, da PC World (EUA)

12/05/2019 às 14h35

Foto: Shutterstock

A atualização do Windows 10 de maio de 2019 oferece melhorias e mudanças sutis que podem não ter sido citadas em nossa avaliação completa. Mas você nunca sabe - esse pequeno detalhe pode mudar sua vida no Windows 10 para melhor. Pode até impressionar seus amigos enquanto você troca dicas de solução de problemas.

Quer esteja a remover distrações, a tornar os cursores maiores e mais coloridos ou a adicionar uma galeria de fotos à Barra de jogo, já identificamos algumas características ocultas dignas de nota. Veja o que temos até agora, e atualizaremos esse artigo caso mais novidades sejam encontradas.

O Windows Hello agora pode te logar em sites da internet

No início de maio, o update do Windows 10 ganhou uma nova capacidade: a certificação FIDO2 para Windows Hello. Na prática, isso significa o seguinte: se um site (ou seu computador) suportar a funcionalidade, você poderá acessar sites que exigem login e senha usando sua face ou impressão digital - a Microsoft já oferecia essa possibilidade, mas até então somente para contas na própria Microsoft.

O Assistente de Foco é ativado automaticamente para aplicativos de tela inteira

Quer sejam anúncios, telefonemas ou apenas um colega de trabalho chato, as distrações podem destruir a produtividade. As notificações do Windows que deslizam da lateral da tela também podem. O Assistente de Foco é a resposta do Windows para isso, mas até agora você precisou ativá-lo e desativá-lo manualmente. Um lançamento recente ativou-o automaticamente ao jogar um jogo em tela cheia. Agora, se você escolher qualquer aplicativo em tela cheia alternará no Assistente de Foco.

Não parece haver uma maneira de desativar completamente as notificações. Você pode desativar tudo, exceto os alarmes que você tenha definido e, se não definir nenhum alarme, você estará livre de notificações.

As preferências de brilho permanecem (na alimentação CA ou na bateria)

O Windows 10 usou para manter duas configurações diferentes de brilho da tela: uma para quando o dispositivo estivesse conectado e outra para quando ele fosse alimentado por bateria. Agora, há apenas uma configuração comum para os dois cenários.

No entanto, você ainda pode configurar o Windows para variar o brilho, dependendo da iluminação disponível, e nada é alterado em relação ao recurso “luz noturna”, recurso que diminui a saída de luz azul para minimizar a interrupção dos padrões de sono. Infelizmente, o Windows 10 Home parece preservar as configurações nítidas “claro, mais claro e mais brilhante”, enquanto o Windows 10 Pro permite um ajuste mais fino por meio de valores numéricos percentuais.

Armazenamento Reservado do Windows

Os usuários que comprarem um novo PC com a Atualização de maio de 2019 instalada ou atualizarem o computador com uma instalação limpa poderão notar algo novo: uma parte de "armazenamento reservado" do disco.

O Armazenamento reservado não é uma partição do sistema: é um bloco de espaço que confina seus arquivos de sistema. O armazenamento reservado é simplesmente um espaço que o Windows separa para arquivos temporários, atualizações e outras tarefas domésticas. Em geral, serão necessários cerca de 7 GB, segundo a Microsoft, embora isso possa aumentar ou diminuir devido aos recursos opcionais que você ativou ou ao suporte para vários idiomas. Isso será além dos 5GB ou mais do Windows propriamente dito.

A Microsoft adicionou o armazenamento reservado porque descobriu que o espaço em disco necessário para o Windows ao baixar arquivos, interferiria no espaço reservado para os dados de um usuário, dificultando o desempenho do PC. PCs que acompanham a Atualização do Windows 10 de maio de 2019 com armazenamento reservado, provavelmente parece ter um pouco menos de espaço disponível para armazenar dados do que antes.

Sincronização manual com servidores de horário

Se alguma vez você já pegou seu laptop depois de uma viagem de negócios e o relógio se recusa a se ajustar, isso não é apenas irritante - pode causar estragos em seus compromissos no calendário. Mesmo sincronizar a hora e o fuso horário automaticamente nem sempre funciona. Agora há um botão para sincronizar o PC com um servidor de horário manualmente, para que tudo esteja atualizado, até os segundos.

O bloco de notas adiciona um asterisco aos arquivos não salvos

Nem todo mundo usa o Bloco de notas, mas se você usa, provavelmente está acostumado a trabalhar com arquivos que não são salvos automaticamente, como o Word e outros documentos do Office. Como um lembrete sutil, mas útil, o Bloco de Notas adiciona um asterisco a um nome de arquivo que contém dados não salvos.

Cursores maiores e mais brilhantes

Você sempre conseguiu ajustar o tamanho do seu cursor em Ajustes > Facilidade de Acesso > Tamanho do cursor e ponteiro, tornando-o um pouco maior e trocando sua cor de branco para preto. A Atualização do Windows 10 de maio de 2019 adiciona muito mais, permitindo que você amplie o cursor para o tamanho gigantesco e adicione várias opções de cores. Sim, é tudo em nome da usabilidade, mas é divertido também.

Arquivos Linux disponíveis no Gerenciador de Arquivos

O Subsistema Windows para Linux é um recurso opcional que cria um shell do Linux no Windows (na caixa Pesquisar, digite os recursos do Windows ativados ou desativados e marque a caixa do Subsistema Windows para Linux). Até agora, a única maneira real de acessar os arquivos de origem era através do shell do Linux. Isso mudou, pois agora eles estão disponíveis no Gerenciador de Arquivos.

Barra de Jogo adiciona uma galeria de fotos

Se você gosta de compartilhar capturas de tela e vídeos diretamente da Barra de jogo da Microsoft, não precisa sair do aplicativo para fazer isso – você pode fazer diretamente na Barra de jogo.

Melhorias no teclado tátil

Para muitos de vocês, um ótimo teclado físico é imprescindível. Mas com os dispositivos de displays duplos fazendo caminho pelo laboratório, talvez todos acabemos digitando no vidro. De qualquer forma, a Microsoft tornou o teclado de tela (o que você usaria com um tablet no modo tablet) mais responsivo ao ampliar as áreas de certas teclas além dos limites desenhados do teclado.

No entanto, essas placas de áreas ampliadas são acionadas apenas em certos casos - quando a AI da Microsoft prevê que você está tentando digitar essa palavra. O teclado de toque também pode gerar a lista de itens para o teclado de emoji/kaomoji/símbolos de teclado.

Suporte a imagens RAW (ainda não confirmado)

Não está claro se o suporte a imagens RAW será incluído na Atualização do Windows 10 de maio de 2019. RAW, um formato de arquivo de imagem minimamente processado, não inclui os arquivos JPG de compactação, então os fotógrafos preferem trabalhar com o formato para fazer suas próprias edições.

Nas versões Insider do Windows 10, a Microsoft incluiu uma versão especial de um aplicativo Raw Image Extension (Beta), que deve permitir que o Windows trate fotos RAW como JPEGs. Na prática, não funcionou assim: os arquivos Sony .ARW (RAW) foram exibidos como ruído aleatório ou imagens com qualidade de miniaturas, enquanto os arquivos .RAF da Fuji foram abertos no aplicativo Fotos do Windows normalmente.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail