Windows 10X é o sistema operacional para telas duplas da Microsoft

Versão modular permite que desenvolvedores trabalhem em partes do sistema

Foto: Microsoft
https://pcworld.com.br/windows-10x-e-o-sistema-operacional-para-telas-duplas-da-microsoft/
Clique para copiar

Durante um evento realizado nesta terça-feira (02), em Nova Iorque, a Microsoft revelou uma série de novos produtos da família Surface. Entre laptops, tablets híbridos e até mesmo smartphone dobrável, o Windows 10X foi a única pitada de software a dar as caras por lá.

Dentre os dispositivos apresentados, o dobrável Surface Neo roubou a cena. No entanto, para tornar esse tipo de produto viável, a fabricante precisou desenvolver também uma nova versão do Windows.

Apesar de todo o furor dos anúncios, o dispositivo chegará ao mercado apenas para as festas de final de ano… de 2020. Mas a empresa já jogou a novidade na roda para que os desenvolvedores possam ter acesso antes do lançamento final.

Windows 10X

Dentre as novidades presentes nesta versão do SO, temos a presença de suporte aprimorado para a nova Surface Slim Pen e o teclado virtual.

Com uma proposta mais modular, o Windows 10X permite aos desenvolvedores trabalhar em partes separadas do sistema para adaptá-las conforme necessário. No caso do Surface Neo, dá para colocar a barra de tarefas ou o menu Iniciar em qualquer um dos displays, conforme necessário.

Ele também possui um novo menu Iniciar para facilitar o acesso a uma série de aplicativos, documentos e arquivos. Basicamente, o menu ficou mais parecido com o que vemos em smartphones e tablets atualmente.

No entanto, a empresa de Redmond deixou claro que este não é um novo sistema operacional, mas sim uma versão do Windows 10 que pode ser adaptada de acordo com a necessidade de cada dispositivo. Mas isso também significa que não será possível comprar uma licença independente do Windows 10X, já que a única forma de testar a novidade é comprando o Surface Neo com sua tela dupla.

Por enquanto, a Microsoft não explicou muito como (ou se) o Windows 10X funcionará fora do Surface Neo.

Com informações do TechCrunch

Relacionadas

Microsoft Surface Neo é um notebook com tela dupla e Windows 10X

Dispositivo tem previsão de lançamento para 2020

Surface Duo | Microsoft apresenta seu smartphone dobrável que roda Android

As duas telas podem girar em 360 graus

Microsoft Surface Pro 7 e Surface Pro X são anunciados

Com USB-C e novidades debaixo do capô, os híbridos já estão em pré-encomenda

Microsoft anuncia Surface Laptop 3, mais poderoso que o Macbook Air

Com tela de até 15 polegadas, dispositivo tem conexão USB-C

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site