Home > Dicas

Windows 7: acelere o boot do sistema em PCs com processador multicore

A dica vale para qualquer chip que tenha mais de um núcleo e funciona até mesmo em processadores com núcleos virtuais (threads).

William Marchiori, da PC World

25/03/2010 às 15h23

windows_7_upgrade_150.jpg
Foto:

windows_7_upgrade_150.jpgSe você acha que o seu Windows 7 está demorando muito para iniciar e sabe que o processador do PC tem mais de um núcleo, aqui vai uma dica que pode acelerar um pouco o boot da máquina.

O Windows 7 pode inicializar mais rápido utilizando dois núcleos, mas essa opção não é ativada por padrão, portanto é preciso fazer uma leve alteração nas configurações do sistema.

A dica vale para qualquer processador com mais de um núcleo e a modificação é bem simples. Para começar, vá em Iniciar e digite msconfig no campo de pesquisa, e em seguida pressione Enter.

msconfig.jpg

Com o painel de Configuração do Sistema aberto, navegue para a aba Inicialização do Sistema e clique no botão Opções avançadas. Depois é só marcar a caixa Número de processadores e selecionar o número máximo de núcleos disponível, que varia de acordo com o computador.

msconfig2.jpg

Em nossos testes, um computador desktop Core2Duo E7500 com 2GB de RAM e HD SATA de 250GB, levava 41 segundos para inicializar. Com o uso de dois núcleos, esse número caiu para 37 segundos, representando uma redução de 9,75% no tempo de boot.

Já em um Core i5, com 4GB de RAM e drive SSD de 128GB, o tempo para inicialização caiu de 10,4 segundos para 9,2 segundos, ou seja, ficou 11,53% mais rápido.

A dica também é possível para processadores com suporte a multi threading, mas não há garantias de ganhos na velocidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail