Home > Dicas

Windows 7 Beta chegou. Será que você deve experimentá-lo?

Nesta sexta-feira (9/1) a Microsoft libera para download o primeiro beta do Window 7. Se for baixá-lo, leia isso antes.

Jeff Bertolucci, da PC World / EUA

08/01/2009 às 18h24

win7_150.jpg
Foto:

A Microsoft está empenhada em promover o Windows 7, a próxima versão do seu sistema operacional e que deverá suceder o controverso Windows Vista.

Durante a CES 2009, em Las Vegas (EUA), Steve Ballmer, CEO da Microsoft, anunciou a versão beta do Windows 7 que, espera-se, não seja um devorador de recursos como o Vista. Espera-se, também, que versões do novo OS  possam rodar em netbooks.

Galeria:
> Veja telas do Windows 7

De acordo com a Microsoft, o Windows 7 Beta é uma versão completa de funcionalidades e será válida até 1o de agosto de 2009.

Requisitos
A Microsoft afirma que o Windows 7 é um sistema operacional mais enxuto e que irá requerer apenas 1 GB de memória para rodar. Tal afirmação, contudo, deve ser vista com ressalvas. O  Vista possui o mesmo requisito mínimo de memória, mas todos sabem que seu desempenho é pífio em um sistema com tal configuração.

Mas há mais que melhoria de desempenho no Windows 7, segundo a Microsoft.  Inúmeros ajustes foram feitos, incluindo uma revisão do kernel do Vista, o coração do sistema operacional.

Os usuários também irão se deparar com um controle de conta de usuários (UAC) menos intrusivo e mais configurável. Objetivo dessa mudança é um sistema seguro mas que não emita tantos e incômodos avisos de segurança. Algumas melhorias na interface do sistema também são esperadas.

Em linhas gerais, a expectative geral é de que o Windows 7 apresente um distanciamento maior de um sistema operacional orientado ao desktop e que adote um modelo que incorpore elementos da tecnologia de cloud computing da Microsoft, o Azure.

Seja lá o que o Windows 7 trouxer, fãs do Windows XP podem querer continuar fiéis ao sistema operacional, pelo menos por enquanto.

A Dell, por exemplo, continua a oferecer o XP a seus clientes à medida que o interesse dos usuários pelo downgrade do Vista para o XP permanence alto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail