Home > Notícias

Windows 7 dá fólego à Microsoft, mas ainda assim perde mercado

Desempenho do sistema operacional foi bom, mas empresa enfrenta avanço do Android e iPhone, e fecha 2009 com 92,2% do mercado.

Redação do Computerworld/EUA

04/01/2010 às 9h44

Foto:

O Windows voltou a perder participação no mercado de sistemas operacionais mesmo após o segundo mês consecutivo de bons resultados do Windows 7. Segundo a consultoria Net Applications, mesmo que rivais de desktop, como Linux e Mac, tenham se mantido estáveis, sistemas móveis como o Android e o iPhone OS roubaram espaço que antes pertencia ao Windows. A Net Applications afirma que sistemas operacionais móveis representam 1,3% de todos os hardwares que acessam a internet.

O Windows finalizou dezembro com 92,2% de participação no mercado, com uma queda de 0,3 ponto percentual em relação a novembro. Foi o 8º mês de 2009 em que o sistema teve perda de parcela do mercado.

Assim como em 2008, o declínio do Windows foi maior no segundo semestre do ano, quando a queda foi de 1,2 ponto percentual, comparado a uma queda de 0,5 ponto percentual durante os primeiros seis meses de 2009.

Esse desempenho, contudo, não significa que o Windows corra riscos de perder a liderança do mercado em breve. Se mantiver o mesmo ritmo que vem apresentando nos últimos 24 meses, a plataforma da Microsoft continuaria com a maior parte da participação pelos próximos 27 anos.

O Windows XP e o Vista perderam participação em dezembro, enquanto o Windows 7 ganhou território. Mas diferentemente de novembro, o novo sistema da Microsoft não conseguiu compensar as perdas das versões antigas.

No mês, as perdas do Windows XP atingiram 1,3 ponto percentual. Já o Vista caiu 0,7 ponto percentual e fechou o ano com 17,9% de participação no mercado.

Desde o lançamento do Windows 7, no dia 22 de outubro, o Windows XP foi o sistema que mais perdeu espaço. Com oito anos de vida, o XP teve uma perda de 2,7 pontos nos últimos dois meses, enquanto o Vista encolheu apenas 1 ponto percentual. O novo sistema da Microsoft aumentou sua participação em 1,7 ponto percentual em dezembro, fechando 2009 com 5,7% do mercado.

Mercado
O Mac OS X, da Apple, finalizou o mês de dezembro com 5,1%, após uma perda estatisticamente insignificante de 0,01 ponto percentual. Foi o quinto mês de 2009 que o sistema da Apple teve queda na participação do mercado.

Já os sistemas móveis, que representam 1,3% de todos os sistemas que acessam a internet, apresentaram crescimento significativo ao longo de dezembro. O Android, do Google, subiu 56% de novembro para dezembro, enquanto o iPhone cresceu 20% no mesmo período.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail