Home > Notícias

Windows 7 deve brilhar na CES 2009

Em uma edição enxuta e com menos novidades, sistema operacional tem tudo para se destacar.

IDG News Service/EUA

30/12/2008 às 16h12

Foto:

CES2009--SELO-PEQUENO.jpgA feira Consumer Electronics Show (CES) 2009 começa esta semana em um cenário que pode ser considerado, no mínimo, pouco otimista. Os Estados Unidos estão em recessão e levaram junto uma parte considerável da economia global. Isso quer dizer que as famílias têm menos dinheiro para gastar com produtos eletrônicos neste ano. Além disso, não há nenhum lançamento revolucionário previsto para a feira.

Por isso mesmo, a principal estrela da edição 2009 da CES deve ser o Windows 7, próxima versão do sistema operacional mais utilizado no mundo inteiro. Inclusive, o evento começará com uma palestra de Steve Ballmer, Chief Executive Officer da Microsoft, onde devem ser anunciadas importantes novidades sobre o sistema operacional - entre elas a primeira versão beta pública do Windows 7.

Saiba mais:
> Windows 7 vaza na internet
> Os 5 pilares do Windows 7
> 8 questões sobre o Windows 7
> Fotos: veja os novos recursos do Windows 7
> Bill Gates mostra Touch Wall
> A evolução do multi-touch

Fora o Windows, é provável que a empresa apresente versões ainda em desenvolvimento do Office e de outras tecnologias. Em resumo: em um ano aparentemente sem grandes novidades, o futuro de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo promete ser a “salvação” do evento que deve ter menos visitantes em 2009.

Apesar de negar que o número de visitantes vá cair neste ano, os organizadores da feira trabalham com uma expectativa de 130 mil pessoas - número 10% inferior ao total de 144 mil visitantes que passaram pela edição de 2007 da CES - mesmo com os descontos oferecidos pelos hotéis.

Uma provável queda no número de visitantes, porém, não assustou empresas como Intel, HP, IBM e Dell (e a Microsoft, claro), que marcarão presença na feira e vão apresentar seus mais novos produtos. No total cerca de 2.700 empresas estarão presentes de alguma maneira na CES.

Por enquanto, sabe-se apenas que não há nada de excepcional entre as novidades prometidas pelas empresas. Os principais produtos devem ser os netbooks - os notebooks voltados para navegar pela web -, que devem ganhar versões aprimoradas, com telas sensíveis ao toque, um recurso já oferecido em computadores e laptops maiores.
++++
Também é esperada uma profusão de smartphones, que tiveram um ótimo ano em 2008. Os novos modelos devem se ater ao padrão estabelecido pelo iPhone, da Apple, e oferecer recursos como telas sensíveis ao toque e conexão em alta velocidade.

Além de computadores e telefones, as TVs de alta definição - uma marca registrada de outras edições da feira - devem chamar a atenção dos visitantes. Empresas como Sony e Samsung devem apresentar modelos baseados na tecnologia OLED - que produz imagens ainda mais nítidas que as exibidas hoje.
CES2009_SELO-VOLTAR.jpg
Talvez a principal novidade da CES 2009 sejam as ruas e estandes menos cheios do que em outros anos. Nada como um pouco de tranqüilidade para olhar com calma as novidades.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail