Home > Dicas

Windows 7: produza mais com o Windows Explorer

Ele é o coração e a alma da interface Windows e, de forma geral, funciona muito bem. Mas você pode deixá-lo ainda melhor com estas cinco dicas

Preston Gralla, Computerworld/EUA

13/11/2009 às 19h48

Foto:

O Windows Explorer é o principal meio de configuração e gerenciamento dos sistemas Windows. E com o novo sistema operacional, não seria diferente. Porém, simples ajustes e modificações podem facilitar seu funcionamento e deixá-lo ainda mais fácil de usar.

Use marcações para selecionar múltiplos arquivos
Para poder selecionar múltiplos arquivos para realizar operações como copiar, mover ou apagar dentro do Windows Explorer, geralmente usamos o teclado e o mouse, usando a tecla Ctrl pressionada. Mas existe uma forma de fazer isso usando apenas o mouse:

1 – No Windows Explorer, clique em Organizar e então selecione “Opções de pastas e buscas

2 – Clique na aba Visualizar

3 – Nas Configurações Avançadas, navegue até encontrar a opção “Usar caixas de marcação para selecionar itens”. E clique em OK.

checkbox.jpg

Selecione múltiplos arquivos de uma só vez

Então sempre que passar o mouse sobre um arquivo no Windows Explorer, uma caixa de marcação irá aparecer próximo a ele.

Abra um prompt de comando para qualquer pasta

Os fãs das linhas de comando irão gostar dessa dica. Com ela, quando estiver dentro do Windows Explorer, você poderá abrir um prompt de comando para qualquer pasta. Esta função faz exatamente a mesma coisa que o Windows XP PowerToy faz.

Para usar a função no Windows 7 segure a tecla Shift e clique com o botão direito do mouse sobre uma pasta, então selecione “Abrir uma janela de comando aqui”. (Note que esta dica não funciona com a pasta Documentos.)

Esconda os resultados das buscas no Explorer

Quando você faz uma busca em seu PC usando o Windows Explorer, você também consegue visualizar as últimas pesquisas realizadas.

nosearch.jpg

Selecione Habilitar para proteger seus termos de busca

Se você compartilha um PC e não quer que os outros vejam os termos usados em suas buscas, você pode desativar essa função:

1 – Na caixa de busca do menu Iniciar, digite GPEDIT.MSC e pressione Enter.

2 – Abra as Configurações do Usuário > Templates Administrativos > Componentes do Windows > Windows Explorer.

3 – Dê um duplo clique na opção “Desativar a exibição dos termos de busca no Windows Explorer” e selecione Habilitar na tela que aparecer. E clique em OK.

Crie uma pasta de inicialização para o Windows Explorer
Quando você executa o Windows Explorer, ele sempre abre na pasta Bibliotecas. Isto é cômodo se você utiliza a organização padrão de arquivos, que designa a biblioteca como recipiente para suas pastas.

explorer.jpg

Tela para modificar a localização padrão do Explorer

Mas se você não utiliza esse tipo de organização, pode optar para abrir o Windows Explorer exibindo seu Computador ou qualquer outra pasta que escolher:

1 – Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Windows Explorer na barra de tarefas e então clique com o botão direito sobre o ícone Windows Explorer no menu que irá aparecer e selecione Propriedades.

2 – Você terá de editar o campo na aba Atalho, para poder modificar a localização padrão de onde o Explorer abre. Se você quer que o Explorer abra uma pasta específica, digite o nome da pasta substituindo onde estiver escrito Folder, nos comandos a seguir:

%windir%\explorer.exe c:\Folder

Portanto, para abrir o Explorer em uma pasta chamada Fotos, a substituição deve ser assim:

%windir%\explorer.exe c:\Fotos

Mas se você quer que o Explorer abra uma localização específica, como Computador, o comando a ser digitado deve ser outro. Segue as principais localizações (incluindo a Biblioteca, caso queira restabelecer o padrão anterior):

Computador: %windir%\explorer.exe ::{20D04FE0-3AEA-1069-A2D8-08002B30309D}

Meus Documentos: %windir%\explorer.exe ::{450D8FBA-AD25-11D0-98A8-0800361B1103}

Rede: %windir%\explorer.exe ::{208D2C60-3AEA-1069-A2D7-08002B30309D}

Biblioteca: %SystemRoot%\explorer.exe


Mostre todos os seus drives no Windows Explorer
Dependendo das configurações do seu sistema, quando você acessa o Computador no Windows Explorer você pode não ver todos os detalhes sobre os drives que estão em sua máquina:

1 – Inicie o Windows Explorer e pressione o botão Alt para ver o menu.

2 – Então selecione Ferramentas > Opções de Pasta e clique na aba Visualização

3 – Em “Configurações Avançadas”, desmarque a opção “Esconder drives vazios na Pasta Computador”. Clique em OK.

drives.jpg

Habilite o Explorer para exibir seus drives

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail