Home > Dicas

Windows 7 RC emitirá mensagens de desligamento a partir de hoje (15/2)

A partir de 1º de março, computador será desligado automaticamente a cada duas horas, sem aviso. Dados não serão salvos.

René Ribeiro, da PC WORLD

13/02/2010 às 23h29

windows_7_checklist_150.jpg
Foto:

windows_7_checklist_150.jpgQuem tem instalado o Windows 7 RC (Release Candidate), vai começar a receber mensagens do sistema operacional a partir do dia 15 de fevereiro.

Quando a versão RC foi liberada para download gratuito, em maio de 2009, a Microsoft infomou que ela teria 'data de validade'.

Para o usuário, não há muito o que se possa fazer: ou volta-se para o sistema operacional anterior ou deve-se comprar uma licença do novo sistema operacional e, assim, instalar a versão final do Windows 7.

Felizmente, o Windows 7 RC não vai travar o sistema imediatamente. Em vez disso, ele foi programado para emitir avisos em datas específicas, até o momento em que não seja possível fazer mais nada. Por isso, é melhor se programar.

Conheça o cronograma definido pela Microsoft para a versão RC do Windows 7 e  o que fazer para resolver definitivamente o problemas, seja qual for a decisão que tormar.  

Datas em que a versão RC do Windows 7 expira
O Windows 7 RC vai emitir mensagens na tela em três etapas:

1.15 de fevereiro de 2010 - início do processo de notificação: O usuário receberá uma notificação de expiração na extremidade direita da barra de tarefas, diariamente, a cada quatro horas. Mais tarde (a Microsoft não informa quando) a mensagem começa a ser exibida de hora em hora.

2. 1º de março de 2010 - fase de expiração: O computador começará a reiniciar automaticamente a cada duas horas. Atenção: o Windows não irá salvar qualquer trabalho que esteja aberto quando a inicialização ocorrer.

3. 1º de junho de 2010 - expiração definitiva: O Windows é iniciado com a área de trabalho na cor preta. Uma caixa de diálogo abre exibindo a mensagem de que o Windows instalado não é genuíno.

Como descobrir qual a versão do Windows 7 que está instalada
Se você estiver executando a versão RC do Windows 7, você verá escrito Windows 7 RC e número de compilação 7100 no canto inferior direito da sua área de trabalho do Windows. Caso não veja nada no canto inferior direito, provavelmente já está rodando a versão final do Windows 7.

Mesmo assim, se quiser verificar, basta clicar no menu Iniciar e, na caixa de pesquisas, digite o comando winver. Surgirá uma janela exibindo a versão do Windows, como exemplificado abaixo. A versão final do Windows 7 é a versão 6.1 (Build 7600).

win7ver.jpg

Como instalar a versão final do Windows 7
É possível instalar a versão final sem formatar o HD, afinal, muitos dados devem ter sido armazenados desde maio de 2009, data em que a versão RC do Windows 7 foi liberada para download.

Siga as dicas abaixo para instalar o Windows 7 sem formatar e, também dicas de como fazer o backup de seus dados caso queira realmente formatar o HD (e começar a usar a versão definitiva do sistema operacional em um ambiente limpo).

Caso o Windows 7 RC esteja dividindo espaço no HD com outra versão do Windows ou mesmo outro sistema operacional, veja também como remover a partição do Windows 7 e liberar o espaço em disco.

>> Livre-se dos problemas de instalação do Windows 7
>> Como migrar para o Windows 7
>> Faça Backup do que realmente importa
>> Como remover uma partição de um PC com dual boot

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail