Home > Dicas

Windows 7 RC: respostas para as dúvidas mais frequentes

A partir de hoje você poderá experimentar por até 13 meses o novo sistema operacional da Microsoft. Tire aqui suas dúvidas.

Gregg Keizer, da Computerworld / EUA

04/05/2009 às 19h55

Windows7RC_ilustra150.jpg
Foto:

Windows7RC_ilustra150.jpgA Microsoft liberou o download público do Windows 7 RC nesta terça-feira (5/5). Trata-se de um marco importante já que este será o único Release Candidate que o novo sistema operacional terá até o lançamento da versão final, previsto para o início do segundo semestre – entre 28 de agosto e 20 de setembro; a data, contudo, não foi confirmada pela Microsoft – prazo tido como provável tendo como base o espaço de tempo que houve entre o lançamento do RC e as versões definitivas do Windows XP e do Vista.

O Windows 7 RC também é algo importante de se ter porque, apesar de não ser a versão definitiva do software, ele poderá ser utilizado até junho de 2010, mais de um ano, portanto. Nunca antes a Microsoft deu um prazo de ‘validade’ tão grande para uma versão de testes de um produto dela. Nem tamanha atenção: o objetivo da empresa criada por Bill Gates é afastar de vez as pessoas do Windows XP e apagar qualquer ‘mau cheiro’ que possa ter restado pela experiência dos usuários com o Vista.

Leia também:
>> Faça o download do Windows 7 RC  
>> Conheça as novidades do Windows 7
>> Podcast: Ricardo Wagner, da Microsoft fala sobre o Windows 7
>> Implantação do Vista pode facilitar adoção do Windows 7
>> Nas empresas: 5 funções do Windows 7
>> Windows 7: mais rápido, melhor interface e promete mais
>> Em netbooks, Windows 7 é mais rápido que o Vista

Será que a Microsoft conseguiu? O review da Windows 7 mostra que o sistema operacional é estável e rápido o suficiente para justificar seu download. Se não é um incentivo à sua instalação, pelo menos tal análise não a desencoraja.

Se você não vê a hora de se livrar do Vista ou quer deixar de vez o XP e experimentar o Windows 7, é provável que tenha diversas dúvidas sobre como proceder. Abaixo, você irá encontrar respostas para as dúvidas mais frequentes que irão surgir durante esse processo.

Já posso baixar o Windows 7 Release Candidate (RC)?
Sim, o download do Windows 7 RC está disponível desde a manhã desta terça-feira (5/5).

Onde posso obter uma cópia do Windows 7 RC?
Diretamente na página do Windows 7, que estará disponível em 32 e 64 bits, mas não em português.

Como na versão beta, a Microsoft vai limitar o número de downloads do Windows 7 RC?
Um porta-voz da empresa diz que não haverá limitações, o que sem dúvida representa uma grande mudança em relação aos planos iniciais. Quando a Microsoft liberou o beta do Windows 7, ela afirmou que o download estaria limitado a 2,5 milhões de chaves de ativação. Contudo, como o número de interessados foi enorme, o download teve problemas e a Microsoft resolveu mudar o esquema quando o serviço foi restabelecido: o download ficou no ar por 30 dias. Dessa vez não haverá limites e o sistema operacional estará disponível até o final de julho.

O download do Windows 7 RC será tão demorado como foi o da versão beta?
Esta é uma pergunta para a qual, infelizmente não temos uma resposta definitiva. Se tomarmos por base a experiência dos usuários do MSDN e o TechNet na última quinta-feira (30/4) quando o Windows 7 RC ficou disponível para eles, é bem provável que a resposta a essa pergunta seja “sim”. E não se esqueçam que o arquivo tem cerca de 2,5 gigabytes!

O que é necessário para instalar o Windows 7 RC?
A Microsoft afirma que os pré-requisitos para a instalação do RC são mínimos: processador de pelo menos 1GHz, 1 GB de RAM, 16 GB de espaço livre em disco para a versão 32 bits e 20 GB para a versão 64-bits; chip gráfico que suporte DirectX9 com Windows Display Driver Model (WDDM) 1.0.

Caso você planeja também experimentar o modo de virtualização compatível com o XP, opção que já está disponível no Windows 7 RC, saiba que ela vai exigir 2 GB de RAM para funcionar corretamente, além de 15 GB extras de espaço no HD.

Também será necessário um drive de capaz de gravar DVDs para que você possa queimar um DVD como o arquivo baixado que vem como uma imagem ISO. Esse disco será utilizado como disco de instalação do Windows 7 RC. Por conta disso, você vai precisar de um software capaz de criar tais imagens com o ImgBurn.

Caso vá instalar o Windows 7 RC em uma máquina virtual, por exemplo, com o Fusion em um Mac, a etapa de gerar o DVD pode ser pulada; nesse caso, a instalação é feita diretamente a partir da imagem ISO. A VMware criou um passo-a-passo (em inglês) em janeiro para orientar a instalação da versão beta do Windows 7. Tais instruções continuam válidas para o Windows 7 RC.

Qual o tamanho do download do Windows 7 RC?
A versão 32 bits do Windows 7 RC tem 2,47GB. Acrescente 3,2 GB e você terá o tamanho exato do arquivo correspondente ao Windows 7 RC 64 bits. Tais números são ligeiramente maiores que as respectivas versões beta do sistema. O add-on para o modo XP acrescenta 450 MB ao download.

É necessária uma chave de ativação para instalar o Windows 7 RC? Posso usar a chave da versão beta do Windows 7?
Sim, você deve possuir uma chave de ativação para instalar o Windows 7 RC. E, de acordo com a Microsoft, a chave usada para a versão beta do sistema poderá ser usada agora também.

A Microsoft vai gerar chaves para o Windows 7 RC de forma similar ao que foi feito com a versão beta. Em outras palavras: antes de o download começar, você deverá fazer logon usando suas credenciais do Microsoft Live para receber uma chave de ativação.

Dá para instalar o Windows 7 RC a partir do Windows 7 beta?
Isso é possível, sim. Mas a Microsoft não aconselha, tanto que o RC bloqueia a instalação ao reconhecer que o PC está rodando a versão beta do Windows 7.

A Microsoft explica que tal decisão foi tomada porque ela deseja proporcionar aos usuários uma experiência completa e real da instalação do novo sistema operacional, e pede aos usuários para que façam uma instalação limpa do Windows 7 RC, removendo o beta antes – bem como todos os arquivos e aplicações que foram adicionadas ou geradas pelo Windows 7 beta – ou revertendo a instalação para o Windows Vista SP1, que supostamente estava rodando antes da instalação da versão de testes. E só então instalar o Release Candidate.

Se ainda assim você quiser fazer a instalação ‘por cima’ da versão beta, copie o conteúdo do disco de instalação do Windows 7 RC gerado para uma pasta local – um pendrive capaz de realizar boot funciona, mas qualquer pasta localizada no diretório raiz do sistema que roda a versão beta também dá conta do recado. Depois, nessa parta, localize a pasta Sources e abra para edição o arquivo cversion.ini usando o Notepad. Altere o valor de MinClient para “7000” (sem as aspas). Salve o arquivo e execute o Setup. O site da Microsoft mostra um passo-a-passo de como fazer isso. 

Dá para instalar o Windows 7 RC a partir do Vista?
Sim, mas é necessário ter instalado o Service Pack 1 do Vista antes.

A que versão do Windows 7 este Release Candidate corresponde?
Os usuários terão a oportunidade de experimentar, com este Release Candidate, o Windows 7 Ultimate Edition, a mais cara e mais completa versão do sistema operacional.

Quais idiomas são suportados pelo Windows 7 RC?
A Microsoft limitou a quantidade de idiomas suportados nesse release candidate que chega em inglês, francês, alemão, japonês e espanhol. As versões em árabe e híndi, que estavam disponíveis na versão beta foram excluídas e substituídas pelo francês e espanhol.

Dá para instalar o Windows 7 RC a partir do Windows XP?
Não. Embora a Microsoft vá vender versões do Windows 7 que permitam a usuários do Windows XP migrar diretamente, trata-se apenas de uma forma de garantir a migração para o novo sistema operacional a um custo menor. Quando o Windows 7 chegar, usuários do XP terão de fazer uma instalação limpa, que irá apagar todo o conteúdo do HD, de forma similar ao quero o RC faz agora.

Para transferir os arquivos e as configurações do XP para uma instalação zerada do Windows 7, utilize a ferramenta Easy Transfer, incluída no Windows 7 RC. Depois de tiver gerado o disco de instalação do sistema operacional novo, insira-o no PC que tem o Windows XP instalado e copie o Easy Transfer para essa máquina.

Ao executá-lo, o utilitário ira copiar arquivos e parâmetros de configurações para um dispositivo externo – considere usar um pendrive para isso – que você poderá restaurar após a instalação do Windows 7.

A Microsoft vai dar suporte ao Windows 7 RC?
Como qualquer outra versão de avaliação ou testes, a Microsoft não oferece suporte técnico. Dessa maneira, qualquer problema ou dúvida que possa surgir vai depender da colaboração da comunidade de usuários.

Até quando poderei usar o Windows 7 RC?
Segundo a Microsoft, a licença de uso do Windows 7 RC expira em 1º de junho de 2010. Ou seja, os usuários terão 13 meses para degustar o novo software – provavelmente até depois de lançada a versão final do sistema operacional.

Nessa data, o RC deixará de funcionar, mas o usuário será avisado disso com muita antecedência. A Microsoft informa que o Windows 7 RC começará a se desligar sozinho e automaticamente, a intervalos de duas horas, a partir de 1º de março do próximo ano.

Porém, caso você esteja utilizando a versão beta do Windows 7, saiba que ela expira bem antes – em 1º de agosto deste ano e o processo de desligamento automático se dará a partir de 1º de julho. Em ambas as situações, o Windows 7 irá emitir avisos de isso irá acontecer duas semanas antes de o desligamento começar.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail