Home > Notícias

Windows 7: recursos ocultos são divulgados por programador em blog

Programador conseguiu acessar recursos do sistema que apenas funcionários da Microsoft tinham permissão de usar.

ComputerWorld/EUA

12/11/2008 às 9h59

Foto:

Um programador revelou diversos recursos ainda não finalizados do Windows 7 que a Microsoft estava escondendo dos usuários que receberem a versão alfa em duas recentes conferências de desenvolvedores.

Rafael Rivera, desenvolvedor de uma empresa de softwares de segurança dos EUA, postou em seu blog uma ferramenta apelidada de "Blue Gadge" que modifica nove arquivos de sistema no Windows 7, incluindo o "explorer.exe" e "Shell32.dll". A ferramenta remove a proteção que a Microsoft incluiu na versão alpha para esconder recursos não-finalizados.

A ferramenta de Rivera - disponível para download em seu blog - permite o acesso à nova barra de tarefas do Windows 7 - um recurso que a Microsoft promoveu fortemente na Professional Developers Conference (PDC) em outubro - bem como outros trechos do sistema operacional, como o desktop multi-touch e dinâmico que extrai imagens de feeds da web.

O nome da ferramenta (Blue Gadge) é um a referência à cor do crachá que apresenta o nome dos empregados da Microsoft em tempo integral. De acordo com a análise de Rivera, o Windows 7 checa o nome dos usuários permitidos e então libera os recursos, ao reconhecer que aquele é um funcionário. Isso ocorre porque o Windows 7 está sendo testado internamente na empresa.

O Windows 7, que foi chamado de "Vista melhorado" pelo CEO Steve Ballmer, deve chegar ao mercado entre o final de 2009 e início de 2010. Apesar de poucas pessoas terem recebido a versão alpha do sistema, cópias do Windows 7 vazaram na internet poucas horas após ser distribuído no PDC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail