Home > Notícias

Windows 7 terá recurso para emular ambiente que rode aplicativos do XP

Microsoft confirma "Windows XP Mode" no Windows 7 para permitir que aplicativos do XP permaneçam compatíveis.

Redação do Computerworld / EUA

27/04/2009 às 11h46

Foto:

A Microsoft apresentou um add-on do Windows 7 que permitirá a usuários rodar aplicativos criados para o Windows XP em uma máquina virtual dentro do novo sistema operacional, confirmou a companhia nesta sexta-feira (27/04). É a primeira vez que a Microsoft confia em virtualização para oferecer compatibilidade prévia entre versões do Windows.

>> Momento atual é bom para planejar compra do Windows 7 

Chamado de "Windows XP Mode" (XPM), o add-on cria um ambiente que emula o XP sob a tecnologia de virtualização da Microsoft Virtual PC dentro do Windows 7, disse o diretor de estratégia de virtualização do Windows, Scott Woodgate.

Tudo sobre o Windows 7
> 10 dicas sobre o beta do Windows 7
> Confira o preview do Windows 7
> Windows 7 vaza na internet
> Os 5 pilares do Windows 7
> 8 questões sobre o Windows 7
> Fotos: veja os novos recursos do Windows 7

Em post no blog da companhia, o executivo revelou que o add-on é parte da tentativa da empresa de convencer clientes corporativos de migrarem para o Windows 7. "Tudo o que você precisa fazer é instalar os aplicativos diretamente no Windows XP Mode", afirmou.

"O programa será publicado no desktop do Windows 7 e o usuário poderá rodá-lo diretamente" do novo sistema operacional, explicou.

O Windows XP Mode exige suporte à virtualização no processador e é baseado na tecnologia de virtualização Microsoft Virtual PC 7, segundo Rafael Rivera, blogueiro responsável pelo Within Windows.

Segundo eles, a Microsoft também incluirá uma licença completa do Windows XP Service Pack 3 junto ao add-on.

Já Paul Thurrott, blogueiro do SuperSite for Windows, publicou telas da instalação do XPM e de aplicações do Windows XP rodando dentro do Windows 7.

Segundo o executivo da Microsoft, um beta do add-on para Windows 7 estará disponível para download "logo". Woodgate, porém, não confirmou se o add-on chega junto ao Windows 7 RC, confirmado pela Microsoft para o dia 5 de maio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail