Home > Notícias

Windows 8.1 estará disponível aos fabricantes no final de Agosto

Cronograma similar ao do Windows 8 indica um possível lançamento do sistema por volta do final de Outubro.

Gregg Keizer, Computerworld EUA*

09/07/2013 às 12h47

Foto:

Tami Reller, CFO da divisão Windows na Microsoft, anunciou durante a palestra de abertura da Worldwide Partner Conference (Conferência Mundial de Parceiros, ou WPC) da Microsoft em Houston, Texas, que o Windows 8.1 estará disponível aos fabricantes de computadores e tablets no final de agosto. “Muitos aparelhos no fim do ano terão o Windows 8.1”, disse Reller.

Leia também
Conheça os novos Recursos do Windows 8.1

Ela não usou o termo “Release to Manufacturing” ou RTM, historicamente usado pela Microsoft para identificar a “versão final” do software que está pronta para distribuição aos fabricantes de hardware. Mas é exatamente isso que ela quis dizer.

A Microsoft ainda não anunciou a data de lançamento do Windows 8.1 ao público em geral, e Reller simplesmente repetiu a informação de “neste outono” (período entre 22 de Setembro e 21 de Dezembro, correspondente à primavera no hemisfério sul) que a Microsoft vem divulgando há algum tempo.

Um RTM em agosto indica um cronograma similar ao do Windows 8 no ano passado: a Microsoft anunciou o Windows 8 RTM em 1º de Agosto de 2012, e lançou o sistema nas lojas em 26 de Outubro de 2012. Dependendo do que Reller quis dizer com “final de Agosto” o Windows 8.1 pode estar de três a quatro semanas “atrasado” em relação ao Windows 8.

Mas este pode não ser o caso - a Microsoft pode reduzir o intervalo e ainda lançar o Windows 8.1 no final de Outubro, a tempo do aniversário de um ano do Windows 8 - e em alguns aspectos um lançamento mais tardio pode não ter um grande impacto. Como Reller notou, todos os aparelhos com o Windows 8, incluindo aqueles comprados entre hoje e o eventual lançamento do Windows 8.1, irão receber a nova versão do sistema como um upgrade gratuito.

O que a data de lançamento do RTM significa é que embora a Microsoft e seus parceiros devam ter aparelhos com o Windows 8.1 prontos para a temporada de compras no final do ano, estes aparelhos não deverão estar nas lojas à tempo da igualmente importante temporada de “volta às aulas”, que geralmente se encerra na primeira semana de Setembro. Isso pode prejudicar fabricantes que estão apostando em tablets com Windows 8 e telas menores, e portanto de menor custo, para alavancar as vendas, como a Acer.

Um preview do Windows 8.1, equivalente a uma versão Beta, já pode ser baixado gratuitamente na Windows Store.

* Com informações de Rafael Rigues, PCWorld Brasil

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail